No levantamento mensal realizado pelo departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o número de Reclamações de Iluminação Pública (RIPs) atendidas em julho foi de 86,54%, superando a média mensal de 80%, no acumulado de 2009. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 70% das ocorrências atendidas.

Durante todo o mês de julho, foram abertas 2.991 reclamações provenientes das quatro regiões da cidade. Dessas, 2.585 foram atendidas. A zona Norte, região que apresenta a maior quantidade de logradouros da cidade, foi também a que contabilizou o maior índice de reclamações. Cerca de 950 queixas chegaram à Semsur e até o final do mês, 748 foram atendidas, o que representa um total de 78,73% de atendimento.

Em contrapartida, a zona Leste apresentou a menor taxa de atendimentos solicitados, por também ser a menor. Do total de 473, 90,48% foram solucionadas. A zona Sul também apresentou um alto índice de atendimento. Das 954 queixas que chegaram à Semsur, 885 foram atendidas. O mesmo empenho foi aplicado à zona Oeste, que teve 85% das 949 reclamações solucionadas.

A realização desses atendimentos é responsabilidade de 15 equipes da iluminação pública do município. Dessas, três contam com caminhão muck, com quatro profissionais para atender aos casos, além de quatro motoqueiros que fazem as rondas nos bairros para identificar in loco os pontos que precisam de reparos. As demais são formadas por eletricistas e um motorista que manipula as escadas.

Denúncia

Em casos de postes apagados, a população pode fazer denúncias pelo número 0800-281-8980. O telefone funciona das 8 às 18 horas, sete dias por semana, e a ligação é gratuita.