A partir desta segunda-feira (10), todas as pastas da administração municipal terão uma semana para prestar contas à sociedade das atividades desenvolvidas pelo executivo na sua área de atuação e mostrar as perspectivas de novos projetos para os próximos meses. Este é o programa “Secretarias em Ação”, desenvolvido pela Prefeitura do Natal.

O primeiro órgão a participar do projeto é a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), mostrando seus trabalhos com relação a paisagismo, feiras livres e iluminação pública na entrada do Palácio Felipe Camarão, onde acontece a exposição até a próxima sexta-feira (14).

A iniciativa atende a uma determinação da prefeita de Natal, Micarla de Sousa. A chefe do executivo espera, com isso, “criar uma ferramenta de transparência e também possibilitar a todas as secretarias a apresentação dos seus trabalhos desenvolvidos”.

Semsur

No salão, está montada uma mini-praça com um equipamento da Academia da Terceira Idade (ATI) para demonstração, reforçando também a divulgação do programa “Adote o Verde”, que convida empresas e cidadãos a adotar e manter espaços verdes na capital. O local também conta com a exposição de parte do material utilizado na jardinagem de praças e canteiros, como o equipamento para cortar grama e as moto-serras, além do fardamento padronizado dos funcionários.

No setor das feiras livres, o modelo da nova banca a ser desenvolvido pela Semsur é apresentado com frutas e verduras expostas, como também o uniforme que será utilizado pelos feirantes, dentro do programa de padronização das feiras. No mesmo espaço, é possível ainda acompanhar como estão sendo realizados os trabalhos de recadastramento de todos os prestadores de serviços da capital, como feirantes e ambulantes. No computador, o visitante pode conhecer o programa informatizado desenvolvido pela Semsur em parceria com o Instituto Federal do RN (IFRN – antigo CEFET).

Mais iluminação e economia

A nova proposta de iluminação pública a ser aplicada pela Semsur também ganha destaque na exposição. Uma demonstração da lâmpada LED, que proporciona mais luminosidade com uma economia de até 30% de energia em comparação com as lâmpadas convencionais, também foi instalada no Palácio Felipe Camarão.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos, essa iniciativa é única e já se configura como fundamental para prestar contas à população do trabalho desenvolvido pela gestão municipal. “Tenho certeza de que esse projeto vai ampliar nosso diálogo com os cidadãos que querem conhecer de perto como a Prefeitura está trabalhando”, complementa.

O Programa "Secretarias em Ação" será desenvolvido de forma contínua. A Prefeitura do Natal divulgará, nos próximos dias, o calendário com as datas das apresentações das demais pastas municipais.