A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) entregou na última sexta-feira, três novos galpões para as associações de catadores de materiais recicláveis. Os galpões tão esperados pelos trabalhadores foram construídos há alguns anos e estavam abandonados, necessitando de reparos e alguns objetos como lâmpadas, tomadas, entre outros.

Na ocasião, o Gerente de Meio Ambiente, Edson Zuza, falou aos catadores sobre o desejo da Urbana de aumentar a coleta seletiva em Natal e vê-los ganhar um salário digno.

"Iniciamos uma nova etapa. O propósito da Urbana para vocês catadores é o melhor, estamos trabalhando para incentivá-los a buscar melhores salários. Vocês são muito importantes para nós, uma vez que, contribuem para a limpeza da cidade", afirmou.

A Urbana fez o serviço de reparo dos galpões, concluiu a obra de um deles e fez a entrega oficial para representantes das 4 associações que trabalham na coleta porta a porta. Os dois espaços antigos, em funcionamento no antigo lixão de cidade nova, que abrigavam os catadores serão reformados.

"Estou muito feliz com essa nossa conquista, há mais de dois anos aguardamos por este novo espaço para realizar o nosso trabalho. Aqui teremos melhor estrutura e mais conforto", afirma, Maria das Dores, responsável pela ACERN - Associação dos Catadores do RN.

Com essa iniciativa a Urbana passa a economizar aproximadamente 6 mil reais mensais que eram pagos pelo aluguel de dois galpões em funcionamento na avenida 6 e no bairro Planalto e que já estão sendo desativados.

A fim de dotar as associações de catadores de uma estrutura gerencial e participativa, há um mês a Urbana contratou o especialista em cooperativismo, Manoel Barbosa Lucena para desenvolver treinamentos e fazer palestras para os associados.

Lucena esteve presente na entrega dos galpões e também falou aos catadores. "Quero parabenizá-los por mais essa vitória, e relembrar que é preciso acreditar uns nos outros. Ninguém cresce sozinho, toda a natureza é cooperativa", acrescentou Manoel Lucena.