Após duas semanas consecutivas registrando variações positivas, nesta primeira semana de agosto a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal apresenta redução média de 0,11%, em relação à última semana de julho. A variação acumulada nas últimas quatro semanas é de -0,03%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – caiu de R$ 327,69 para R$ 327,32.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e dois (22) subiram esta semana, dezessete (17) sofreram redução, e um – creme dental – permaneceu estável.

A redução só não foi maior devido ao aumento médio de 2,21% ocorrido nos legumes, frutas e verduras, já que os produtos industrializados e semi-elaborados registraram redução de 0,16%, e os produtos de higiene e limpeza caíram 3,02%.

As maiores redução da semana ocorreram na batata comum (-14,1%), jerimum leite (-10,7%), açúcar cristalizado (-7,6%), repolho branco (-7,4%), sabonete comum (-5,6%), carne de sol de 1ª (-4,70%) e margarina vegetal de 50 g (-4,7%).

Por outro lado, a pesquisa do Procon Natal detectou aumento, dentre outros, na cebola pera (subiu 21,1%), chuchu (+19,9%), cheiro verde (+12,0%), macaxeira (+8,4%), fubá pré-cozido (+5,7%) e filé de merluza congelado (-5,1%).

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal a cesta básica mais barata, era a do supermercado Nordestão – AV. Salgado Filho (Lagoa Nova) (R$ 291,65). A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados é de 26,0% (equivalendo a R$ 75,97).

Nesta semana o custo médio da cesta básica estava 12,7% mais caro nos hipermercados (R$ 347,82) do que nos supermercados (R$ 306,69). A maior diferença ocorre nos hortifrútis, que esta semana estavam, em média, 39,4% mais caros nos hipermercados do que nos supermercados.

Custo da cesta básica por estabelecimento