Dezoito grupos de idosos, parceiros do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (API – Conviver), desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) terão pela primeira vez a oportunidade de apresentar para o público as coreografias ensaiadas há pelo menos dois meses. Ritmos como o Carimbó, Boi-de-Reis, Quadrilha Tradicional e Estilizada, Praieira, Xaxados, Pastoril, Côco e Dança das Peneiras irão resgatar o melhor da cultura potiguar e nordestina em geral. O evento será realizado no dia 11 de agosto, às 14h, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluzio Alves (CEMURE).

Segundo a coordenadora do API – Conviver, Kézia Menezes, a I Mostra de Danças Folclóricas promovida pelo Programa alegrou bastante os idosos envolvidos. “Nós entramos em contato com os grupos parceiros do API e os interessados foram orientados pelos nossos instrutores de dança. Estamos fazendo esse evento para os idosos, que se orgulham em resgatar suas raízes. Eles até confeccionaram o próprio figurino”, ressalta a coordenadora. Cada apresentação deverá durar até 15 minutos.

Grupos das quatro regiões administrativas do município participam do evento. A expectativa é que cerca de 500 convidados estejam presentes na ocasião, prestigiando os mais de 150 idosos que subirão ao palco. Para a abertura, os instrutores prepararam um momento especial com coreografia interpredada pelos próprios profissionais, Flávia Nunes e Marcos José, e da pedagoga Edna Barbosa, que dançarão xote e forró com três idosos do Programa.

O Programa API atua em parceria com 53 grupos de idosos da cidade. As ações realizadas buscam prevenir as situações de risco à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos. Os instrutores realizam atividades para o desenvolvimento das potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. E trabalham também no direcionamento dos idosos e familiares à rede integrada de proteção social. Aos idosos atendidos pelo API – Conviver são oferecidas, gratuitamente, aulas de dança, pintura e artesanato.