A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, no próximo dia 26, a partir das 13h30, no Auditório do IFRN da Cidade Alta, a instalação e primeira reunião da mesa de negociação permanente do SUS.
O evento vai ter a participação de representantes de cinco sindicatos e cinco gestores da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Planejamento e Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica.
Segundo a diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), Francisca Valda, os principais objetivos da reunião são a aprovação do regimento interno da mesa de negociação; a criação do calendário de reuniões da mesa e aprovação da pauta para a próxima reunião.
A mesa de negociação permanente do SUS faz parte da Política de Gestão do Trabalho, vigente desde 2003, que propõe uma concepção administrativa que valoriza as perspectivas de desenvolvimento do trabalho através de políticas de incentivo, aperfeiçoamento, gestão participativa e propõe uma nova relação entre gestores e trabalhadores. Nas mesas diretoras as decisões são feitas sempre por meio da construção de pactuações e acordos entre as partes.
O evento terá a participação de alunos e professores do curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN; do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); do Ministério Público; do Conselho de Saúde e da mesa de negociação permanente do Estado.