As águas da Praia de Ponta Negra estão, novamente, em condições adequadas de banho para a população. Enquanto há um mês uma parte do local foi apontado como impróprio para banhistas, o mais recente levantamento sobre a balneabilidade das praias do Estado, feito pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), constatou a boa qualidade da água.
A melhora foi possível após a interferência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com a colaboração de técnicos da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura (Semopi). Depois da fiscalização dos órgãos, foram identificadas várias ligações clandestinas de esgoto, sendo despejado juntamente com a rede de drenagem pluvial nas águas do mar.
“As ligações clandestinas foram tamponadas de forma a impedir que o esgoto chegasse na rede de drenagem e, por conseguinte, poluísse a praia. O trabalho obteve êxito a partir do levantamento feito pelo Idema, mostrando a praia como própria para banho”, disse Kalazans Bezerra, responsável pela Semurb.
A Prefeitura do Natal realizará agora um trabalho permanente de fiscalização, monitorando as ligações clandestinas na cidade. Segundo Kalazans Bezerra, “o trabalho será estendido para todas as praias, voltado para educação e prevenção ambiental".