04/02/2020 14:40
  • Planta Natal retoma ações com plantio de mudas em Lagoa Nova
Alex Régis

O projeto Planta Natal realizou, nesta terça-feira (04), a primeira ação de plantio do ano de 2020. Foram plantadas árvores no Centro de Convivência para Idosos Marly Sarney, no bairro de Lagoa Nova. Em 2019 a administração plantou 3.500 mudas na capital e o objetivo é atingir a meta de 20 mil espécies.

O prefeito Álvaro Dias compareceu ao evento e, depois de conversar com os idosos e funcionários do Centro de Convivência, participou do plantio das mudas. “Esse é um projeto de muita importância para Natal, para o meio-ambiente e para as pessoas. É o reverdecimento de nossa cidade. É importante para melhorar o nosso ar, a nossa saúde e até mesmo embelezar a nossa cidade”, comentou o prefeito.

O Projeto Planta Natal é realizado com a participação de várias secretarias da administração. Essa parceria tem permitido que o avanço seja rápido e com segurança. De acordo com a secretária de Esportes e Lazer de Natal, Danielle Mafra, os plantios estão sendo feitos em áreas controladas, ou seja, com a presença de muros, para evitar vandalismos ou o abandono do vegetal, que acaba morrendo sem água. “As plantas precisam de cuidados após o plantio. Por isso buscamos locais como este dentro da gestão pública”, disse a secretária.

O Planta Natal percorrerá todos os equipamentos coordenados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, nesta fase do projeto. “Primeiro visitamos, depois fazemos todo trabalho de limpeza, escolha das espécies, envolvemos os usuários e funcionários e só depois fazemos o plantio. É um trabalho muito bonito das secretarias”, comemora Danielle Mafra.

Foram plantados 16 espécies, entre elas, Oitis, Jambeiros, Graviola e Craibeiras, na área do Marli Sarney e, além disso, todo serviço de ajardinamento,  com plantio de palmeiras, pintura, etc, foi realizado, melhorando ainda mais o local para os idosos.

Francisca Bernadete, 72 anos, que frequenta o Centro de Convivência, estava entre as idosas que preparam os “tutores” coloridos, que servem de apoio para as plantas. “Adoro esse lugar e estou gostando mais ainda de plantar uma das árvores. O prefeito está de parabéns. A árvore é vida e deixa a nossa ainda melhor. É uma coisa de Deus” disse.