Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/11/2019 12:41
  • Rede Municipal de Ensino avalia Plano Trienal dos Gestores Escolares
Manoel Barbosa

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Planejamento e Avaliação da Gestão Escolar (Spage), promove esta semana (quarta e quinta-feira), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte a avaliação do Plano Trienal dos Gestores da Rede Municipal de Ensino. O encontro acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

 

 

O plano trienal nada mais é que um planejamento feito pelos gestores da Rede Municipal de Ensino para ser executado durante os três anos de gestão escolar, trabalhando também a prática dos assuntos planejados. O atendimento foi dividido entre os Centros de Educação Infantil e as Escolas de Ensino Fundamental e por região administrativa da cidade.

 

 

Na programação os participantes são atendidos primeiramente no auditório, onde são explicados o objetivo e a dinâmica do encontro, e logo depois é realizado um momento interativo no pátio com as exposições das realizações das ações positivas do primeiro ano do triênio, nesse momento os assessores pedagógicos e gestores dialogam e registram. Um último momento é realizado nas salas para que possam ser ouvidas as experiências dos gestores dentro do dia a dia da escola.

 

 

A chefe do Setor de Planejamento e Avaliação da Gestão Escolar, Rosangela Maria de Holanda Angelim Nogueira, explicou a proposta. “Nós estamos agora direcionados a ouvir as escolas, a partir de uma orientação, onde eles vão colocar de que forma nós vamos monitorar o plano, para que a escola possa ter uma identidade, fazer com que o clima escolar envolva toda a comunidade. Nós trabalhamos muito com os três grandes segmentos da escola que são a gestão, o conselho e a proposta pedagógica. ”

 

 

O professor da UFRN, de Fundamentos da Educação lotado no Departamento de Fundamentos e Políticas do Centro de Educação, Walter Pinheiro Barbosa Junior, comentou. “O objetivo desse trabalho de hoje é construir uma política de cuidado no processo de execução do Plano Trienal, a partir daquilo de quem está dentro da escola diz para nós, que são os gestores. ”

 

 

A gestora administrativa do CMEI Professora Maria das Graças Mota, Maria Sandra Pereira de Medeiros, falou da importância desse tipo de discussão entre os gestores da Rede Municipal de Ensino.  “É sempre bom repensarmos sobre a nossa prática. A Prefeitura do Natal teve um olhar diferenciado quando ela pensou nesse plano trienal e não o engavetou. As assessoras de cada instituição têm a cópia do plano para acompanhar o que nós passamos para a comunidade e programamos para realizar na instituição nesses três anos, uma vez que a secretaria tem essa preocupação de acompanhar esse trabalho, mostra que há seriedade e de certa forma nos faz cumprir aquilo que prometemos à comunidade como um todo. ”

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css