Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/11/2019 14:07
  • Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de City Tour histórico em Natal
Adrovando Claro

Uma viagem pela história! Durante toda esta sexta-feira (08), cerca de 530 estudantes da Rede Municipal de Ensino participaram de um City Tour Histórico pelos principais pontos históricos e turísticos da cidade, dentro do projeto “Educação para o Turismo”, da Prefeitura do Natal, executado em parceria pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O city tour teve o apoio do Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur), Sindicato dos Guias de Turismo do RN (Singtur) e Arena das Dunas.

 

 

Participaram estudantes das seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Profª Laura Maia, E. M. Prof. Antônio Campos, E. M. Profª Josefa Botelho, E. M. Profª Noilde Ramalho Pessoa, E. M. Henrique Castriciano, E. M. Nossa Senhora dos Navegantes e E. M. Santos Reis. O city tour aconteceu pela manhã e tarde.

 

 

No percurso os estudantes passaram em um passeio panorâmico pela importante Avenida Duque de Caxias, Praça Augusto Severo, Teatro Alberto Maranhão, Museu de Cultura Popular, Capitania das Artes e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos. No trajeto caminhando pela cidade, os estudantes visitaram a Praça dos Três Poderes, Praça André de Albuquerque Maranhão, Memorial Câmara Cascudo, Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo), Praça Padre João Maria, Museu Café Filho, Solar Bela Vista, Capitania das Artes, além de visitarem o estádio Arena das Dunas, o letreiro “Amo Natal” em Areia Preta e a Ponte Newton Navarro.

 

 

A professora de História e assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Alessandra Ferreira, falou da importância do projeto para o processo de compreensão da identidade dos estudantes com a cidade. “A proposta dessa aula é de que nossas crianças se apropriem do espaço da cidade, percebam o quanto é importante conhecer a cidade, tanto historicamente quanto culturalmente e também perceber a relevância de cuidar dos nossos espaços históricos”.

 

 

A professora de Educação Física da Escola Municipal Professora Laura Maia, Flávia Leite Uchoa acompanhou os estudantes e falou sobre a iniciativa. “É importante conhecer a história da cidade onde nós vivemos para que possamos nos sentir parte dela. A maioria dos nossos alunos moram na orla da cidade e não conhecem os pontos históricos da cidade”.

 

 

O aluno da Escola Municipal Professora Laura Maia, Gabriel Vinicius Mendes Ferreira, estava empolgado em conhecer os pontos históricos. “Foi muito interessante conhecer a história aqui de Natal e do Rio Grande do Norte. Os meus pontos preferidos foram o Centro Histórico, o Instituto Câmara Cascudo e a Igreja do Galo”.

 

 

“É muito importante sabermos um pouco da história da nossa cidade. Eu estou gostando muito de tudo isso”, comentou Maicon Souza de Araújo, estudante da Escola Municipal Professor Antônio Campos.

 

 

Para a secretária adjunta do Turismo, Christiane de Araújo Alecrim, que acompanhou todo o percurso, é importante despertar o jovem para a importância do turismo na cidade. “É fundamental que desde cedo a cidade seja cuidada, pois ele – jovem – enquanto adulto, tenha inúmeras opções de inserção do mercado de trabalho através do turismo, uma vez que, Natal é uma cidade eminentemente turística”.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css