29/12/2017 22:30
  • Associação dos Advogados Criminalistas do RN certifica trabalho de segurança pública da GMN

O trabalho de segurança ostensiva realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) no âmbito da capital e diante das paralisações de setores da segurança pública estadual foi reconhecido pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalista - Secção do Rio Grande do Norte (Abracrim-RN). A entidade representativa emitiu Certificado de Bravura em nome do titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), João Paulo Mendes, e da GMN.

O Certificado entregue na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Semdes, elogia o titular da pasta e todos os integrantes da Guarda Municipal do Natal apontando a qualidade técnica, a coragem e a bravura pelos serviços prestados a sociedade natalense diante da situação de crise atual. O documento assinado pelo advogado e presidente em exercício da Abracrim-RN, Pedro Alexandre Menezes Gadelha, finaliza registrando o agradecimento da entidade de classe e desejando sucesso na atividade funcional desenvolvida nos órgãos de segurança pública do município.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, agradeceu o reconhecimento certificado pela entidade dos advogados criminalistas do RN e ressaltou a importância da Guarda Municipal no contexto da segurança pública, exaltando a capacidade técnica do efetivo operacional, o compromisso e a seriedade dos seus integrantes em garantir segurança pública aos cidadãos natalenses. “Essa é uma atitude que motiva e fortalece todos os envolvidos na manutenção da ordem pública da nossa cidade. A Guarda Municipal mostra ainda mais o seu valor e a Abracrim nos cumprimenta com essa honra simbolizando a bravura de quem faz a Semdes”, comentou.

O efetivo de patrulhamento de rua da GMN continua ampliado desde o último dia 21 por determinação do prefeito Carlos Eduardo, no intuito de reforçar a segurança da cidade devido a paralisação das policias Civil e Militar. O número de guardas municipais foi aumentado com a utilização de diárias operacionais, que traz para o serviço regular agentes que estão em gozo de folgas.

As guarnições da GMN estão patrulhando a cidade utilizando não só o armamento de fogo comum, como pistolas 380, mas também o armamento com maior poder letal, a exemplo das espingardas calibre 12.

Em nove dias de reforço e atuação permanente, a GMN já recuperou mais de 40 veículos com queixa de roubo ou furto, além de prender vários acusados de assaltos, clonagem de veículos, arrastões e outros delitos.