Uma manhã inteira dedicada à atenção e aos cuidados com a saúde do homem, é o que a Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) das Quintas programou para esta quinta-feira (16). Durante a ação, que será realizada em frente ao Mercado Municipal das Quintas, situado na Rua São Geraldo, serão realizados palestras, distribuição de preservativos masculinos e kits de cuidados dentários.

Conforme informações do Distrito Sanitário Oeste, serão realizados testes gratuitos de HIV/Aids aos interessados, glicemia, aferição de pressão arterial e também a orientação e conscientização dos usuários do sistema municipal de saúde. Também serão feitas palestras educativas sobre cuidados com a saúde bucal, como a higienização correta dos dentes para evitar cáries e problemas relacionados.

O técnico em Higienização Dentária da ESF, Ricardo Barreto, explicou que os presentes poderão fazer aplicação de flúor, com entrega de kits contendo escova e pasta dental, e ainda assistir a palestras sobre a importância da realização de exames de prevenção e combate à doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e outras evitáveis.

“Culturalmente, os homens são mais resistentes a procurar os serviços de saúde como forma preventiva, que é o recomendável para evitar doenças que podem ser evitadas, como o câncer de próstata e as sexualmente transmissíveis, pelo não uso de preservativos em relações sexuais desprotegidas, por exemplo”, afirmou.