Nesta sexta-feira, 25/05, a Urbana alcançou o menor nível de lixo instalado na estação de transbordo de Cidade Nova nos últimos meses. A meta da Companhia é abrigar o mínimo de acúmulo de resíduos possível, sem excedentes de um dia para o outro. O diretor de Operações, Mounarte Brito comentou o esvaziamento do espaço: “Com muito trabalho estamos conseguindo fazer com que a estação de transbordo funcione dentro de sua capacidade e com agilidade na transferência dos resíduos”.

Somente esta semana, de segunda (21/05) a quinta-feira (24/05), foram retiradas aproximadamente 4 mil toneladas de lixo da estação.

Uma nova estrutura também está sendo instalada no local e deverá ampliar a quantidade de plataformas, agilizando o transbordo do lixo dos caminhões e reduzindo o tempo de espera dos veículos. Outra melhoria prevista para a estação de transbordo é a aquisição de duas novas balanças para pesagem do lixo, cuja obra está em ritmo acelerado.

A estação de transbordo de Cidade Nova foi criada logo após o fechamento do antigo lixão que existia no local. Atualmente, 550 toneladas de lixo oriundas das zonas leste, oeste e sul da capital, são depositadas diariamente na estação e transferidas em carretas para o aterro sanitário, em Ceará-Mirim. Além de uma média diária de 160 toneladas recebidas do município de Parnamirim.