Secretária de Saúde representa prefeita na inauguração das novas instala

A secretária de saúde, Ana Tania Sampaio, representou a prefeita Micarla de Sousa na inauguração das novas instalações do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos da UFRN. O evento foi realizado ontem (26). Com a nova estrutura, o Nuplan poderá consolidar uma parceria entre a Prefeitura do Natal e a UFRN para armazenar os medicamentos da SMS.

No discurso de inauguração, o reitor Ivonildo Rego destacou que a reforma constou de construção de novas salas e com a implantação de novos e modernos equipamentos que auxiliarão na produção e controle de qualidade das pesquisas. Foram investidos R$ 800 mil reais dos cofres da própria universidade e R$ 13 milhões do Ministério da Saúde.

Segundo afirmação do professor Túlio Flávio Accioly de Lima e Moura, Diretor do Núcleo, a melhoria é a garantia de qualidade de produção de medicamentos de baixo custo, com segurança e eficácia terapêutica, atendendo às normas de fabricação de medicamentos.

Atualmente o Laboratório tem capacidade para produzir de 60 a 400 milhões de medicamentos por ano, distribuídos para órgãos públicos de todo o país, especialmente para casos de tuberculose. Com a reforma, poderão ser fabricados ainda remédios para hipertensão, verminoses, asma, além de analgésicos e antitérmicos.

Além do laboratório, o Nuplan também dispõe de estrutura de armazenamento refrigerada, de acordo com os padrões técnicos exigidos pelo Ministério da Saúde. Este espaço é que está sendo negociado para uma parceria com a Prefeitura do Natal. A idéia é firmar um contrato de um ano para que os medicamentos da SMS sejam armazenados e distribuídos a partir do Nuplan.