Semob abre inscrição para Curso de Pilotagem Consciente


Semob abre inscrição para Curso de Pilotagem Consciente

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, abrirá no período de 1º à 4 de março, no Norte Shopping, as inscrições para o Curso de Pilotagem Consciente. A atividade tem como objetivo conscientizar os motociclistas a respeito da necessidade de uma pilotagem consciente e defensiva, tendo em vista o aumento da frota de motocicletas no trânsito da cidade e o crescimento no número de acidentes que envolvem esses veículos.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Rio Grande do Norte (Detran/RN) revelam que a frota de motocicletas de Natal é hoje de aproximadamente 100 mil motos, excluindo deste universo ciclomotores como mobiletes que não possuem emplacamento e outros veículos motorizados de menor porte. Outro dado importante coletado nas estatísticas de trânsito é que por dia a cidade registra cerca de 20 acidentes com motociclistas. Os dados são do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Diante destes números, o Departamento de Educação de Trânsito da Semob resolveu promover uma ação diretamente com os motociclistas”, esclarece o diretor do DET/Semob, José Gilenildo. O Curso de Pilotagem Consciente será coordenado pelo consultor Bernadino F. Marcelino, considerado um dos melhores no Brasil e irá disponibilizar conteúdos como postura do motociclista no trânsito, normas gerais de circulação e conduta, pilotagem consciente, equipamentos de segurança, ética e cidadania, além de aulas práticas.

O público alvo será os condutores de motocicletas, motonetas, ciclomotores, empresas de moto entrega, moto boy, moto táxi, órgão públicos, entre outros. Os interessados devem possuir carteira de habilitação A.

Serão oferecidas na primeira etapa da iniciativa 120 vagas, que serão divididas em 4 turmas de 30 alunos. A carga horária do curso é de 7 horas e cada inscrito ganhará certificação de participação. As aulas estão programadas para acontecer nos dias 12 e 19 de março e 9 e 16 de abril.

São parceiros da iniciativa a Polícia Rodoviária Federal, o SAMU, Meu Carango na TV e o Norte Shopping. Mais informações sobre o assunto por meio dos telefones (84) 3232 9128 (José Gilenildo), 9922 2136 e 9105 8812 (Bernadino Marcelino).

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389