Artistas elegem integrantes do Conselho Municipal de Cultura

Ontem (20) pela manhã, durante a III Conferência Municipal de Cultura, artistas e produtores culturais elegeram os cinco titulares e cinco suplentes que farão parte do novo quadr

A classe artística de Natal escolheu, na manhã de ontem (20), os cinco titulares e cinco suplentes que comporão a nova gestão do Conselho Municipal de Cultura. A eleição aconteceu durante a III Conferência Municipal de Cultura, organizada pela Prefeitura do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Os outros cinco componentes do Conselho serão sugeridos pela prefeita Micarla de Sousa. Uma das principais funções atribuídas à entidade é a gestão do Fundo Municipal de Cultura.

Os titulares eleitos foram, por ordem decrescente de quantidade de votos, a produtora cultural Daniele Brito (doze votos), o músico e diretor do grupo Folia de Rua, Jorge Negão (dez votos), o roteirista Paulo Laguardia (sete votos), a produtora cultural Janaína Sena (sete votos) e a Federação das Quadrilhas Juninas Estilizadas e Tradicionais do Rio Grande do Norte (seis votos).

Os suplentes selecionados, que podem se tornar titulares em caso de renúncia, são o produtor cultural Kaleb Melo (1º suplente), a empresa RL Serviços Empresariais, representada por Vitor André (2º suplente), Josenildo Brasil, da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins – SPVA (3º suplente), a Associação das Escolas de Samba e Tribos de Índios – ASTIN (4º suplente) e o produtor cultural Genildo Mateus (5º suplente).

Artistas e produtores culturais compareceram em peso aos dois dias de evento. O auditório do Sesc – Centro lotou no primeiro dia, e no segundo houve a participação ativa da área artística na seleção de seus representantes. A III Conferência Municipal de Cultura consistiu num canal aberto e democrático entre a população com o poder público. Os artistas criticaram, sugeriram novas ideias, tiraram dúvidas e tiveram a oportunidade de assistir a palestras com representantes de vários segmentos culturais.