Câmara Técnica da Prefeitura de Natal se reúne com empresa de informações geográficas

Foto: Ynara Alves/Secom

O prefeito em exercício, Ériko Jácome, mais titulares e representantes das secretarias que integram a Câmara Técnica da Prefeitura de Natal, se reuniram na manhã desta sexta-feira (03), no Palácio Felipe Camarão, com técnicos de uma empresa de informações geográficas, que tem licença da Esri, a líder de mercado global em software de sistema de informações geográficas (GIS), inteligência de localização e mapeamento, para conhecer um estudo de caso feito no município de João Pessoa, com características similares a Natal, em termos de área, população e meio ambiente.

O objetivo foi conhecer o cadastro multifinalitário que está sendo feito em João Pessoa para que a Prefeitura de Natal possa fazer uma avaliação e adaptar o mesmo para a capital potiguar, e dessa forma avançar utilizando o sistema de informações geográficas como ferramenta para atender demandas ambientais, arquitetônicas, tributárias, sociais, de limpeza pública, infraestrutura, educação e saúde, para que a cidade possa estar ainda mais envolvida com inovação, tecnologia e ferramentas de gestão nas diversas secretarias do município.

“Um exemplo prático disso na área de meio ambiente e urbanismo seria uma atualização praticamente mensal de imagens de satélite de alta resolução, de 30 cm, por exemplo, que poderia verificar avanços de desmatamento e supressão vegetal ilegal, comparando as imagens de satélite de 10 meses atrás com imagens atuais. Você poderia ver regiões do município, onde teria esse avanço”, ilustrou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita.

Na questão tributária, por exemplo, continuou o gestor, o município teria uma avaliação de áreas e de imóveis que foram ampliados e que não foram atualizados no cadastro, o que acarretaria em uma revisão do IPTU. “Ainda na infraestrutura, o município teria como monitorar pontos de alagamento e buracos na cidade em tempo real. Vamos fazer agora um refino daquilo que João Pessoa avançou e ver o que Natal já tem e como que seria aplicada essa ferramenta no nosso município”, finalizou o secretário.