Prefeito participa de solenidade de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares


Prefeito participa de solenidade de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares
Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

O prefeito Álvaro Dias participou na manhã desta sexta-feira (18) da solenidade de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, honraria dada às pessoas que atuam no combate ao racismo e pela valorização da cultura negra na cidade. 

A iniciativa faz referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado no país no dia 20 de novembro. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que lutou contra a escravidão na região Nordeste do país. 

Em sua fala, o prefeito Álvaro Dias enalteceu a importância da iniciativa, destacando que sempre que os poderes públicos realizam ações dessa natureza contribuem para reparar a dívida histórica que a nação possui com os negros e os indígenas. 

“Solenidades como essa são necessárias e têm uma importância histórica e cultural enormes. Os negros e indígenas sofreram muito e contribuíram para a construção da identidade brasileira. Temos essa dívida social histórica que precisa ser reconhecida e reparada", enfatizou. 

O prefeito parabenizou ainda a vereadora Divaneide Basílio pela proposição da solenidade, bem como estendeu as felicitações a todos os homenageados com a comenda Zumbi dos Palmares. 

Ele aproveitou a oportunidade e ao final de seu pronunciamento elencou algumas ações da gestão na área da promoção da igualdade racial e direitos humanos.

“Nossa administração tem um olhar especial sobre essa causa. Criamos a secretaria municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Minorias e Pessoas com Deficiência, o Centro de Cidadania LGBTQIA+, e vamos continuar trabalhando para dirimir as desigualdades , preconceitos e fazer de Natal uma cidade onde as diferenças sejam respeitadas”, disse.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389