Álvaro Dias recebe honraria nos 86 anos da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras


Álvaro Dias recebe honraria nos 86 anos da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras
Foto: Joana Lima / Redação: Secom

O Prefeito Álvaro Dias recebeu da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras a medalha de Sócio de Honra nos 86 anos da instituição cultural. O título, maior honraria da ANRL aos não acadêmicos, é concedido a pessoas que contribuem com a difusão e o fomento à cultura. A homenagem foi nesta  quarta-feira (16) na sessão comemorativa alusiva ao aniversário da instituição, numa noite  pontuada por discursos emocionantes e apresentações musicais do quarteto UFRN Cellos, da Banda de Música Tonheca Dantas, da Polícia Militar, com direito a participação dos Dragões da Independência vestidos com a indumentária mais antiga da corporação. Além do prefeito, foram homenageados o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e o ex-reitor Genibaldo Barros com a medalha Palmas Acadêmicas. 

Álvaro Dias disse que o caráter especial desta comemoração da ANRL se dá em muitas frentes: “É inspirador ver de perto o vigor e a pujança de pensamentos que caracterizam a instituição em tempos tão desafiadores quanto os atuais. Seus membros hoje, e os bons debates que aqui travam, fazem jus à grandeza intelectual que é marca indelével da história da ANRL”, disse o gestor. “É representativo para mim ser agraciado com o título de Sócio de Honra desta instituição quase centenária. Firmes no sentido de cumprir suas funções cultural e social, sem perder de vista sua vocação para a inovação, nem tampouco sua conexão com o mundo e com os propósitos de nossa sociedade nos dias de hoje”.

Ao abordar a importância da palavra e da leitura em sua vida, anunciou que está em fase final de conclusão de um novo livro, o segundo de sua bibliografia, fruto de uma pesquisa pessoal sobre os povos indígenas que contribuíram com a construção da nação, mas cuja história permanece invisível à maioria das pessoas. “Tenho me dedicado ao estudo histórico dos nossos povos indígenas e à relação analítica deles com a nossa sociedade atual”. 


O presidente da Academia de Letras, Diógenes da Cunha Lima, explicou a escolha das homenagens: “Elegemos este momento significativo de aniversário da instituição fundada por Luís da Câmara Cascudo para valorizar as figuras singulares pela atenção à cultura. Hoje estamos lembrando essas pessoas de grande valor que honram o estado”, disse.  Diógenes da Cunha Lima confirmou a contribuição da gestão municipal para o incremento da academia e sua abertura para futuras gerações. “Já temos a confirmação para iniciar a obra de implantação do salão multiuso, um espaço que vai abrigar apresentações de dança, música, teatro, cinema e palestras”, disse. 

O historiador e acadêmico Luiz Eduardo Suassuna, o professor Koquinho, apontou a ANRL como um dos maiores patrimônios do Rio Grande do Norte, pelos nomes representativos que a ocuparam ao longo dos 86 anos de existência. “Lembremos que os homenageados foram estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição que foi sonhada dentro da academia em seus primeiros anos. É também a casa que abrigou mais ex-reitores, professores. Temos aqui uma ligação histórica, de respeito, e que devemos reconhecer”.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389