Auditório do Cemure tem grande público de admiradores do canto coral no 1º dia do Enconat  


Auditório do Cemure tem grande público de admiradores do canto coral no 1º dia do Enconat  
Foto: Anderson Régis/ Secom

O auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) recebeu na noite desta quarta-feira (09), grande público de admiradores do canto coral para a abertura oficial do 28º Encontro de Corais da Cidade do Natal e 20º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat). O evento é promovido pela Prefeitura do Natal e organizado pela Secretaria Municipal de Educação, e acontece de 09 a 12 de novembro, sempre às 19 horas, dentro do calendário do Natal em Natal. Participam desta edição 31 corais de várias cidades. Este ano, o Enconat retornou ao formato presencial, depois de dois anos realizado de maneira virtual.

Na solenidade de abertura, a titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz afirmou que é um momento para festejar a música do canto coral. “É com muita alegria que em nome da Prefeitura do Natal e da Secretaria Municipal de Educação, estou aqui para saudar a retomada presencial do 28º Enconat, depois de dois anos em que precisamos realizar este grandioso evento de maneira digital por causa da pandemia da Covid-19. Mas agora, estamos de volta ao Cemure, felizes por vencermos um momento tão difícil de toda humanidade, e por reunirmos neste espaço tão importante para nossa Rede Municipal de Ensino, coralistas de diversas partes do Brasil e do Rio Grande do Norte, nestes quatro dias de evento. Sejam todos e todas muito bem-vindos”, declarou a professora Cristina Diniz.

A primeira apresentação ficou por conta do Coral Municipal Sons da Terra, regido pela professora e maestrina Rosângela Albuquerque. No repertório o clássico “Caça e Caçador” de Eric Bulling e Cláudio Rabelo com arranjo de Eduardo Dias Carvalho, “Pausa” de Vicka com arranjo vocal de Willames Costa e a canção “Não vou ficar” de Tim Maia com arranjo de Eduardo Carvalho. “Retornamos ao formato presencial do Enconat, partilhando sorrisos, abraços e aplausos calorosos, que é a forma que aquece os corações”, afirmou a professora Rosângela.     

A professora de Arte/Música, Deise da Costa Crispim, da Escola Municipal Professor Antônio Severiano, contou que integra o Coral Municipal Sons da Terra, há 15 anos, compondo o naipe do Mezzo-soprano, como coralista e chefe de naipe. “A música é a minha fonte de energia, suprimento, e, ao mesmo tempo, a minha válvula de escape, a expressão dos meus sentimentos e emoções. Com a música, eu aprendo e ensino, me emociono e também emociono as pessoas...é uma via de mão dupla. Concluo dizendo que a música é divina! É a nossa conexão espiritual com Deus! Ela tem efeito no corpo, na alma e no espírito, e por isso, é necessária. É um bem que só faz bem!”.  

Já a coralista Evilanildes Fernandes Costa, de 68 anos, se apresentou com o Coral Santa Cecília (Natal/RN), com regência do maestro Edvaldo Ribeiro. Ela fala da importância da música coral com emoção. “Sou coralista do Santa Cecília há sete anos. A música representa vida e muita alegria. O Enconat é maravilhoso. Os participantes cantam com a alma e o coração. Adorei participar por mais um ano”, disse.  

Na plateia, apreciadores de músicas de várias gerações. A aposentada Edvalda Gomes Fernandes, de 61 anos, estava encantada com o repertório dos corais que se apresentaram na 1ª noite dos concertos oficiais. “Que evento lindo! Me emocionei com várias canções. Muito bom ouvir músicas de qualidade”. Já o estudante Pedro Antônio da Silva, de 15 anos, destacou a participação dos dois corais infanto-juvenil. “Achei bem bacana as crianças cantando. Prova que para gostar de música não tem idade. Muito legal o evento”.  

Durante o 1º concerto oficial do Enconat 2022 subiram ao palco do Cemure o Coral Municipal Sons da Terra, Coral Sons de Massaranduba (Ceará-Mirim/RN), Coral Santa Cecília, Coral NatalCard, Coral Canto Paramirins (Parnamirim/RN), Coral UNI/RN, Coral da Assembleia Legislativa do RN, Coral Canto do Povo e a cantora lírica Ariadne Mendes (Mezzo-Soprano).  

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389