Sempla apresenta palestra de Tecnologia e Atendimento ao Cidadão na GO!RN

Foto: Joana Lima / Redação: Secom

A Secretaria Municipal de Planejamento – Sempla, realizou nesta sexta-feira (28) palestra sobre “A Tecnologia e o Atendimento ao Cidadão: Case Natal Digital”, no Palco Ecossistema, no Centro de Convenções de Natal, local onde está sendo realizado o maior evento de fomento ao empreendedorismo inovador do Rio Grande do Norte, o Go!RN.

A apresentação foi realizada pela secretária da pasta, Joanna Guerra, e pela gestora de Marketing da empresa Grt8, Gabriela Araújo, que durante 60 minutos, falaram das inovações tecnológicas implantadas na Prefeitura do Natal.

Durante a apresentação, foram expostas as funcionalidades de algumas ferramentas digitais que a Prefeitura oferece à população, para dar celeridade às demandas vindas da sociedade. Dentre essas ferramentas, foram citados o aplicativo “Natal Digital”, o programa “Wi-Fi Natal” e o “Giga Natal”, serviços criados para facilitar o relacionamento entre o Poder Público e o cidadão, viabilizando o acesso aos serviços públicos.

O “Natal Digital” é um aplicativo que possui diversos recursos disponíveis na palma da mão, visando facilitar a vivência do cidadão e a excelência na gestão pública. Através dele, é possível solicitar e acompanhar mais de 30 serviços públicos, conferir as notícias e novidades da gestão, participar de enquetes, cursos e eventos, e obter informações das ações que estão sendo realizadas.

O “Wi-Fi Natal” é o maior programa de inclusão digital de Natal, garantindo à população das regiões beneficiadas acesso à internet de forma livre, gratuita, rápida e de alta qualidade. O programa Wi-Fi Natal está se expandindo e atualmente conta com 43 pontos ativos na capital potiguar;

O “Giga Natal” é a rede de fibra óptica que liga 243 equipamentos públicos nas quatro regiões administrativas de Natal, sendo 131 escolas e CMEIs, 87 equipamentos de saúde e 25 órgãos públicos.

Joanna Guerra, secretária de planejamento, destacou que 86% dos brasileiros já dizem estar aptos a realizar atividades online ou terem feito a transição com poucas dificuldades. Oito a cada 10 brasileiros possuem celular. “Dentro do conceito de cidades inteligentes, estamos otimizando os espaços urbanos para a utilização generalizada de tecnologias na informação e da comunicação para promover a qualidade de vida e o desenvolvimento humano e social” acrescentou.

Através dessas novas ferramentas, é possível integrar sociedade civil, setor público e iniciativa privada. Natal é a única capital do país com agendamento digitalizado para o Cadastro Único (CadÚnico) e todos os processos administrativos são digitais (online).

Agenda
Sábado (29) às 16h, haverá palestra sobre “Inovação e Setor Público? Deu Match!”, no Palco Ecossistema, reunindo a secretária Executiva do município do Natal, Danielle Mafra, e a cofundadora e coordenadora Geral do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (ÍRIS), Jessika Moreira.