Prefeitura esclarece dúvidas e ouve sugestões sobre obra na Av. Felizardo Moura

Foto: Alex Régis/ Redação: Secom

Os técnicos da Prefeitura de Natal envolvidos no planejamento do trânsito para o andamento das obras de requalificação da avenida Felizardo Moura participaram nesta sexta-feira (09) de uma reunião organizada pela Fecomércio/RN para esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e propostas de moradores e comerciantes da região que serão afetados com o avanço dos serviços. No encontro, a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) reafirmou o compromisso de trabalhar ao máximo para que os impactos gerados com os trabalhos sejam minimizados para todos. O projeto de requalificação da via já foi iniciado e prevê a aplicação de investimentos na ordem de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo Governo Federal.

Todo o cronograma da obra foi explicado aos presentes pelo secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro, assim como o planejamento de bloqueios e desvios no trânsito que serão realizados no decorrer da obra. O detalhe frisado durante a explicação é que o foco principal deste trabalho de organização do trânsito é para priorizar o fluxo do sistema de transporte público da cidade, uma vez que cerca de 50% de todas as linhas de ônibus trafegam pela Felizardo Moura, como também a circulação de veículos envolvidos nos serviços e carros oficiais dos serviços de saúde e segurança.

Entretanto, Walter Pedro afirmou que a STTU vai estudar possibilidades para manter o fluxo de veículos em geral, em casos e horários específicos, e em situações extremamente necessárias. “A Felizardo Moura passará por uma ampla reestruturação. Serão dias de serviços intensos que exigirão muito cuidado de todos. Sabemos dos impactos que serão gerados, mas estamos voltados a minimizar esses transtornos. Ouvimos atentamente as sugestões e propostas apresentadas, foram muito bem-vindas e quero deixar claro aqui o nosso posicionamento de contribuir com o que foi exposto, fazendo estudos e conversando com as empresas para que exista algum tipo de janela de tráfego durante a execução dos serviços, mas com um controle rígido para evitar sobressaltos e prejuízo no cronograma da obra. Mesmo com essa possibilidade, solicitamos que a partir do próximo dia 18, quando os bloqueios irão iniciar, a população evite trafegar pelo local”, pontuou.

A STTU vai acompanhar os trabalhos permanentemente com o intuito de minimizar os transtornos. “Passada essa fase inicial com readequação da rede elétrica e troca de postes, terá início a obra propriamente dita, na parte física, com a retirada da pavimentação. Os motoristas que vão da Zona Leste para a Zona Norte devem usar a Ponte Newton Navarro, o mesmo no sentido contrário, e os condutores que vão das zonas Oeste e Sul para a Norte, o melhor caminho a ser utilizado é pelo desvio por Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Em um primeiro momento, todos terão um prejuízo porque vão aprender a se deslocar. Os primeiros 10 dias serão bastante difíceis para as pessoas da região da Felizardo Moura. Mas nós vamos acompanhar e criar alternativas para os motoristas”, garantiu o adjunto da STTU.

Serviços

A obra na Felizardo Moura prevê drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas. Após esse trabalho de mudanças da posteação e a preparação das tubulações, a via será interditada no próximo dia 18 de setembro. O acesso à avenida será permitido apenas para o transporte público coletivo, veículos de emergência e de serviços públicos.

Para os demais veículos, o acesso será bloqueado, sendo recomendados alguns desvios, entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana. Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à zona Sul de Natal. Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.