Prefeito participa do lançamento do Internet Brasil e pede apoio ao Presidente para obras de Natal


Prefeito participa do lançamento do Internet Brasil e pede apoio ao Presidente para obras de Natal
Foto: Gabriel Medeiros/ Redação: Secom

O Programa Internet Brasil, que disponibiliza rede Wi-fi gratuita por meio de banda larga em áreas públicas e escolas, foi lançado nesta sexta-feira (17) em Natal pelo Governo Federal por meio do Ministério das Comunicações, com presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da pasta Fábio Faria. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou do lançamento realizado na praça Mãe Peregrina, em Cidade Satélite, primeiro equipamento público dentre as 48 praças a receber o sinal da rede livre. A iniciativa é parte do programa Infovia Potiguar, que prevê a implantação de pontos públicos de acesso à internet de alta velocidade por meio de fibra óptica. 

Entre as autoridades nacionais presentes, o Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o potiguar Geraldo Melo Filho, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento e o diretor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Miguel da Silva Marques, que anunciaram outros projetos de suas respectivas pastas para o Rio Grande do Norte. Também integraram a solenidade secretários municipais, parlamentares municipais, estaduais e apoiadores do governo.

O prefeito Álvaro Dias abriu a solenidade e agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro pelo apoio que o Governo Federal tem dado às diversas obras em andamento na capital. O gestor lembrou que além deste novo convênio, os serviços de infraestrutura e pavimentação em mais de 300 ruas da zona Norte foram executados por meio de convênio federal, assim como o Complexo Turístico da Redinha e a engorda da praia de Ponta Negra. “Essa é uma obra emblemática que virá transformar o cartão postal de Natal e consolidar a imagem de uma das mais bonitas praias do Brasil”, elencou Álvaro Dias. 

O gestor também afirmou que todas as vezes que precisou de ajuda durante a pandemia, recebeu ajuda. E aproveitou a ocasião para apresentar o vídeo do projeto para o Hospital Municipal de Natal, pedindo o apoio para esta construção. “Aproveito esse momento para solicitar essa parceria com o governo federal, pois é uma obra urgente e esperada pela população. Natal é a única capital que não possui um hospital municipal”, lembrou. 

O presidente Jair Bolsonaro disse que é sempre uma satisfação retornar a esta região. “Quero lembrar que nossas andanças são entregas e isso não é virtude, é uma obrigação, por que o dinheiro é de vocês”. O presidente lembrou a obra de transposição do São Francisco e destacou o potencial da costa do Nordeste em gerar energia. “Em breve irá gerar energia equivalente a 50 vezes à hidrelétrica de Itaipu. Isso  vai trazer uma industrialização de verdade”, disse. Ele anunciou o projeto de renegociação do Fies no qual os estudantes “poderão negociar com perdão de 90% da dívida''. 

Destacou o trabalho realizado pelo Incra com a entrega de títulos de terras e participou da entrega simbólica de novos títulos. “Temos até agora 150 mil famílias assentadas donas de suas próprias terras. É a maior regularização de todos os governos, e estamos dando dignidade a essas pessoas, que agora passaram a cultivar suas terras e ter crédito. E a maior parte dos títulos ficam na mão das mulheres'', pontuou. O presidente participou ainda da distribuição de kits de conversores digitais para famílias do Rio Grande do Norte e da entrega de chips para estudantes de escolas de Mossoró e Caicó. 

Na ocasião também foi assinada uma ordem de serviço para a perfuração de poços artesianos em todo o estado e a instalação de dessalinizadores, no valor de R$ 92 milhões. Além disso, a confirmação de entrega de 2.700 títulos fundiários pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma.


PROGRAMA INTERNET BRASIL
O programa Internet Brasil vai ofertar internet móvel aos estudantes da educação básica da rede pública de ensino de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estudantes das comunidades indígenas e quilombolas também foram incluídos no atendimento do programa. No caso do RN, também integram o programa a internet para áreas públicas por meio do Infovia Potiguar.

Titular da pasta, o ministro Fábio Faria disse que a implantação de fibra óptica vai oferecer internet de graça aos bairros da cidade. “Estamos aqui para começar o projeto da internet gratuita e vamos fazer a Infovia Potiguar, que são 1,2 mil quilômetros de fibra óptica, com 206 quilômetros entregues e 994 em construção", detalhou. “Também vamos entregar o chip a estudantes para ter acesso a internet gratuita em casa, junto com seus familiares possam acessar conteúdos".
 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389