Natal participa do I Encontro Nordestino ICLEI sobre desenvolvimento sustentável


Natal participa do I Encontro Nordestino ICLEI sobre desenvolvimento sustentável
O encontro aconteceu em João Pessoa/PB
Foto: Elysama Brás/ICLEI

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, participa na cidade de João Pessoa/PB, do I Encontro Nordestino ICLEI Brasil, que tem como tema principal a Eletromobilidade para o Desenvolvimento Sustentável. O evento promovido pelo ICLEI Brasil começa hoje (13) e segue até o dia 15. Também estarão presentes no evento as secretárias adjuntas de Planejamento (SAIPUA), Eudja Mafaldo; e de Fiscalização e Licenciamento (SAFL), Alessandra Marinho; além do arquiteto da Assessoria Técnica, André Gomes, e a diretora do departamento de Licenças de Obras, Amanda Rodrigues.

O I Encontro Nordestino ICLEI Brasil tem como objetivo potencializar ações locais com uma agenda de três dias, voltado para o debate e focado na criação de oportunidades de demonstração do compromisso de seus patrocinadores e promotores. Além de promover o desenvolvimento urbano sustentável da região nordeste, agregando valor instrumental e institucional aos atores envolvidos.

Tendo como público-alvo representantes de governos locais brasileiros e seus parceiros, como representantes de instituições universitárias, setor privado e organizações do terceiro setor, o evento promove palestras, mesas redondas, programações culturais e visitas técnicas.

Segundo o secretário Thiago Mesquita, o evento busca tratar de desafios concretos, com um olhar orientado para a promoção de parcerias efetivas que permitam que as cidades participantes reconheçam e acessem instrumentos adequados para agir e responder a suas demandas imediatas.

“O encontro converte-se adicionalmente em um espaço para networking que incentiva a cooperação, participação, inclusão e inovação. Neste sentido, dentro do tema da mobilidade, um assunto de suma importância para as cidades, foi destacada a urgência da transição para um transporte coletivo limpo em emissões de gases. Além de contribuir para o enfrentamento às mudanças climáticas e trazer ganhos de saúde significativos”, ressalta.

O encontro defende a transição para eletromobilidade pensando em uma forma de desenvolvimento sustentável das cidades, reduzindo drasticamente as emissões de gases do efeito estufa. Esta é também uma oportunidade de desenvolvimento econômico para o país, que pode fomentar a inovação na indústria e a qualificação de mão de obra.

ICLEI Brasil
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 125 países, o ICLEI influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A Rede e sua equipe de especialistas trabalham juntos aos seus associados, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389