Rede Municipal de Ensino fortalece tradições nordestinas nas festas do mês de Junho

FOTOS: Manoel Barbosa / SME

O mês de junho é marcado por comemorações populares que acontecem em todo o Brasil. Nessa perspectiva, os festejos juninos fazem parte da tradição e do calendário letivo da Rede Municipal de Ensino de Natal. Neste final de semana, diversos Centros Municipais de Educação Infantil e escolas de Ensino Fundamental realizaram seus arraías, que resgatam e valorizam a cultura do povo nordestino.

Na tarde do sábado (11), o CMEI Professora Telma Rejane Moura Freire comemorou com o tema “Arraiá Telma Rejane: somos como belos ipês, florescendo colorido com amor e alegria pro cês!”, e reuniu as 350 crianças, das turmas de Berçário II ao Nível IV. Animação, danças, decoração junina, trio de sanfoneiro, apresentação das crianças e brincadeiras marcaram o evento, que aproximou as famílias, professores, gestores e funcionários em um momento de festividade. O CMEI fica situado no bairro Lagoa Azul.

O secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes Neto, acompanhou as comemorações juninas do último sábado, ao lado de diretores de departamentos, chefes de setores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação. Para Aldo Fernandes, é um momento descontraído somado à oportunidade de manter a cultura, através da construção da festa. “Nossa rede utiliza este momento para interagir família, alunos, funcionários, professores e servidores da SME todos irmanados, na promoção da festa. O São João deste ano tem o significado de superação, e isto estamos vivenciando nas unidades que passamos, todas e todos de parabéns pelo sucesso dos arraías”, ressaltou o adjunto da SME.

Situado no Pajuçara, o CMEI Santa Mônica contou com a participação das 142 crianças, dos Níveis I ao IV e a presença dos pais ou responsáveis. Na ocasião, apresentações das seis turmas, sorteio do balaio junino e coroação do Rei e Rainhas do Milho. Foram coroadas como Rainhas, Maria Isabel Ferreira de Araújo e Alicia Fernanda Vieira Silva, já o Rei foi José Enzo Nobre Medeiros. Bastante feliz estava a mãe de Maria Isabel F. de Araújo, Rita de Cássia Ferreira de Lima. “Maria tinha um sonho de ser Rainha do Milho, então, nos empenhamos bastante para conseguir ganhar. O importante é a felicidade da minha filha”, disse a mãe, complementando que a festa foi ótima.

Já o 13º Arraiá do Nhô Sabino, aconteceu no CMEI Padre Sabino Gentille, também no bairro Pajuçara. Com as músicas “Olha pro Céu”, “No Lume da Fogueira”, “Olhinhos de Fogueira”, “Noite de São João”, entre outras, ocorreram às apresentações das 364 crianças, das turmas de Berçário I e II e Níveis I ao IV, para uma plateia de pais, familiares e a comunidade escolar. Vestidos com trajes juninos, as crianças do CMEI garantiram a alegria da festa, que contou ainda com muitas brincadeiras, sorteio do balaio, premiação do Rei, Rainha, Princesa e Príncipe, e música ao vivo.

Também no sábado (11), o CMEI Professora Stella Lopes da Silva promoveu o XIII Arraiá da Cumade Stella, com músicas alegres e coreografias caprichadas das turmas dos Níveis III e IV. As diretoras do CMEI comandaram o Arraiá que contemplou a participação de 400 crianças. Barracas de comidas juninas, bandeirinhas, balões, e brincadeiras típicas também acompanharam o evento, que contou com a participação maciça dos pais, familiares, professores e toda a comunidade escolar.

As festividades ainda aconteceram no sábado nos Centros Municipais de Educação Infantil Belchior Jorge de Sá, Professora Francisca Célia Martins de Souza, Terezinha de Jesus, Raquel Maria Filgueira, Professor Luiz Gonzaga Diniz Filho, Professora Maria Cleonice Alves Pontes, Maria da Piedade de Melo e Silva.

Sexta-Feira

Na noite da sexta-feira (10), a comemoração aconteceu no CMEI Maria Lucila Alves de Carvalho, localizado no bairro Lagoa Azul, zona Norte. Para a gestora pedagógica do CMEI, Gildete de Melo Silva, a realização da festa junina nos Centros Municipais de Educação Infantil é um elemento pedagógico importante para a formação das crianças. “Estamos felizes com a nossa comemoração junina, depois de um momento bem difícil que passamos com a pandemia. Os festejos representam um contexto de interação social das crianças, famílias e a comunidade escolar”, relatou a diretora. A festa contou com barracas de comidas típicas, pescaria, música ao vivo e apresentações culturais das 143 crianças, dos Níveis I ao IV. A Escola Municipal Professora Laura Saraiva Maia também promoveu as festividades reunindo toda comunidade escolar na tarde  de sexta-feira.