Professores de Geografia e História exploram potencial pedagógico do Forte dos Reis Magos

Foto: Felipe Dantas/SME

Com o tema “Explorando o Potencial Pedagógico da Fortaleza dos Reis Magos sob a Perspectiva da Educação Ambiental e Patrimonial”, os professores de Geografia e História da Rede Municipal de Ensino participaram da formação continuada nesta sexta-feira (10) com a visita ao Forte dos Reis Magos com o objetivo de conhecer formas de introduzir o ambiente e seu peso histórico em sala de aula. Na ocasião, também participaram os assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, que ficaram responsáveis pela orientação da trilha que contemplou os manguezais e região do Forte com finalidade pedagógica.

Os educadores fizeram caminhada sobre a área, com o objetivo de conhecer as particularidades e receber novas perspectivas pedagógicas sobre como utilizar o local. Foram abordadas formas de observar as características multidisciplinares que podem ser tratadas com os alunos, traduzindo assim conhecimentos de Geografia e História.

O assessor pedagógico de educação ambiental e eco esportes, do Departamento de Ensino Fundamental, Milton França Júnior, comentou a importância da trilha. “Foi feita essa aula de campo com a finalidade de trazer para a escola um conteúdo mais tangível e palpável dentro de um atrativo mais rico. Quando se pensa em fazer essa aula, quase sempre se despreza o entorno do Forte. Uma das minhas missões é justamente salientar a riqueza da região, seja em questão de fauna, de flora e parte de experiências de atividade que pode ser feita por aqui. É um ambiente interdisciplinar muito rico”, ressaltou França.

Quem também comentou sobre a formação foi Mariana de Vasconcelos Pinheiro, assessora pedagógica de Geografia, que afirmou que o ambiente traz possibilidades pedagógicas variadas para os estudantes em sala de aula. “Se trata de uma área patrimonial da cidade do Natal, não só o Forte dos Reis Magos, mas também a área ambiental envolvida no entorno da Fortaleza. Nosso objetivo principal é trazer as possibilidades de uso do espaço, indo além no contexto histórico e social que aqui existia. É fundamental que os professores tenham essa experiência e possam trazer isso para os alunos a partir desse patrimônio”, pontuou Vasconcelos.

Professor de Geografia da Escola Municipal Professor Zuza, Cristovão Ferreira de Lima Júnior, afirmou que o momento é muito interessante para ele, uma vez que antes tinha uma visão direcionada para o campo histórico. “Após a formação estou tendo uma visão mais ampla do ambiente e suas particularidades. Uma visão ecológica e ambiental. Antes eu enxergava mais para a disciplina de História e agora estou observando uma função que pode ser levantada também na disciplina de Geografia. Pretendo discutir mais essas questões em sala de aula, e até mesmo planejar uma aula de campo com meus alunos”, finalizou Cristovão Ferreira.