Sema 2022 terá palestra on-line "Diálogos Sustentáveis" em parceria com ICLEI Brasil nesta terça

Arte: Semurb

Como parte integrante da Semana do Meio Ambiente de Natal 2022,  a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em parceria com o ICLEI Brasil Governos Locais pela Sustentabilidade vai promover no dia 7 de junho,  das 15h às 17h, uma palestra intitulada “Diálogos Sustentáveis”, buscando promover o conhecimento e circular ideias e soluções de adaptação à mudança climática a nível local.

O público alvo da ação são funcionários da Prefeitura do Natal e demais servidores de outros municípios potiguares, mas também contará com a participação da população. A palestra terá a participação do secretário da Semurb, Thiago Mesquita, de técnicos da pasta e da secretaria de Meio Ambiente da cidade de Recife (PE), além de representantes do ICLEI Brasil, de forma totalmente on-line.

Para o secretário, Thiago Mesquita, esse momento será muito rico, tendo em vista que Natal está se estruturando para definir políticas públicas voltadas para esse tema. "Incorporamos recentemente ao organograma da secretaria um setor de Mudanças Climáticas e o ICLEI é um parceiro que vai nos ajudar a consolidar esse trabalho", ressalta ele.

Segundo o tecnólogo ambiental da Semurb, Gustavo Soares, o principal objetivo da palestra é proporcionar conhecimentos para o aperfeiçoamento das políticas públicas de ação climática nas cidades sul-americanas que lhes permitam aumentar a sua capacidade de resposta aos desafios das alterações climáticas.

“A partir desse tema, a gente pretende discutir sobre quais ações, políticas e projetos podem ser tomados pelo poder público municipal para atingir medidas que adaptem as ações da cidade para os efeitos das mudanças climáticas. A Semurb estruturou um setor de mudanças climáticas dentro do próprio órgão e o ICLEI dá esse apoio tanto à Prefeitura quanto a outras cidades que fazem parte dessa rede”, destaca.

Com isso, as duas instituições visam estimular o município a lançar bases para que a cidade de Natal possa criar sua Política Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas e compartilhar experiências de outras cidades que já possuam ações voltadas para a adaptação a essas mudanças.

Para os funcionários públicos de Natal, a reunião se dará por meio do Zoom, enquanto a população poderá participar por transmissão ao vivo no YouTube, no canal do ICLEI Brasil, no endereço https://www.youtube.com/ICLEISAMS.