Fiscais da Semurb flagram moradores descumprindo determinação e lançando água servida em Igapó


Fiscais da Semurb flagram moradores descumprindo determinação e lançando água servida em Igapó
Foto: Semurb

Fiscais da Secretaria de Meio ambiente e Urbanismo (Semurb) retornaram às ruas do Conjunto Cidade do Sol, no bairro de Igapó, zona Norte de Natal, para monitorar as ações de tamponamento realizadas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, e flagraram 21 imóveis que removeram os tampões instalados pelas equipes para acabar com as ligações clandestinas e lançamento irregular de água servida na localidade. 

Como a ação no conjunto Cidade do Sol faz parte de uma decisão judicial, todos os moradores autuados também serão denunciados pela Semurb junto à Justiça, e poderão fazer parte da ação judicial e responsabilizadas criminalmente nos termos da lei. A ação ocorreu na noite do último sábado (30)  e percorreu as ruas Júpiter, Netuno, Vênus, Marte, Mercúrio, Urânio e Plutão.

Ao todo foram 108 residências notificadas pela fiscalização e tiveram seus lançamentos irregulares de efluentes encerrados em vistorias anteriores. " Mas para surpresa dos fiscais, foi observado que alguns moradores  persistem na manutenção do lançamento de águas servidas para a via pública, mesmo após todo trabalho educativo realizado pelos agentes, que durante todo o ano de 2021 passaram notificando e orientando os moradores acerca do que diz a legislação municipal e os prejuízos ao meio ambiente e a saúde da coletividade", disse o supervisor da Semurb no plantão, Gustavo Szilagy.  

A água  servida é toda aquela proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras. 

"É uma pena que em pleno século 21 e com uma epidemia de arboviroses acometendo a cidade, uma parcela pequena da população persista no erro de lançar águas servidas para a via pública, prejudicando toda a comunidade.  Houve um trabalho incessante para resolver este problema sem precisar multas, mas infelizmente tem pessoas que precisam de mais rigor com prejuízo financeiro para se sensibilizar", comentou Szilagy.

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.
 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389