Semdes capacita guardas em Protocolo de Manejo de Risco Iminente de Suicídio

Foto: Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) iniciou nesta quarta-feira (29), por intermédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), um Treinamento de Protocolo de Manejo de Risco Iminente de Suicídio direcionado aos guardas municipais de Natal que atuam nas coordenações operacionais de grupamentos. O principal objetivo do treinamento é capacitar o agente para entender e empregar em situações de crise o processo de atendimento e acolhimento à pessoa com comportamento suicida.

A qualificação aconteceu na sede administrativa e operacional da Guarda Municipal do Natal (GMN), na zona Norte, e compreendeu abordagem de palestras focando nos temas “Relação entre o comportamento suicida e os transtornos psiquiátricos”, ministrada psiquiatra da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Dulciana Costa, e a “Tipificação criminal: induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ou à automutilação”, apresentada pelo guarda municipal bacharel em Direito e membro do GGI-M, Alexsandro Lima.

A qualificação está inserida na Câmara Técnica de Articulação Intersetorial de Prevenção ao Suicídio, que é desenvolvida pela GGI-M através de sua equipe técnica composta por guardas municipais de Natal. A ação já alcançou aproximadamente 700 agentes públicos de várias instituições compreendidas nas esferas municipal e estadual.

No treinamento, os guardas municipais recebem informações relevantes que podem resgatar e salvar vidas de pessoas que estão passando por processo depressivo e buscam finalizar com a própria vida. Temas relevantes como a relação entre o comportamento suicida e os transtornos psiquiátricos; a tipificação criminal: induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio ou à automutilação; Acolhimento; além do fluxo na rede de assistência serão apresentados durante o curso.

O fluxograma de atendimento e acolhimento à pessoa com comportamento suicida em Natal foi elaborado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Segurança Pública (Semdes), Assistência Social (Semtas) e a UFRN.