Natal atendeu 431 pessoas no primeiro dia do Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais

Foto: Alex Régis

A Prefeitura do Natal reforçou o atendimento de casos suspeitos de gripe com a criação do Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais, nesta quarta-feira (29), no Cemure. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) atendeu 431 pacientes no primeiro dia de funcionamento do serviço apenas neste local.

Para o centro são encaminhados os casos leves das síndromes gripais, como coriza, tosse e a indicação é de que casos mais graves, como febre alta, prostração e dificuldades respiratórias, as pessoas procurem atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade.

O Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais funciona de segunda a sexta-feira, no Cemure, das 08h às 17h, com atendimento médico e dispensação de medicamentos para qualquer munícipe de Natal com sintomas leves de gripe: tosse, coriza ou dor de cabeça, por exemplo. É necessário levar documento com foto, comprovante de residência e cartão SUS para ser atendido no local.

A população também pode buscar qualquer Unidade Básica de Saúde para ter atendimento médico até às 15h; ou ainda uma das 10 unidades com horário estendido até 18h, sempre de segunda a sexta. Apenas em casos em que se apresenta dificuldade de respirar ou febre alta persistente, indica-se procurar a rede de urgência e emergência que funciona 24h por dia, formada pelas unidades de pronto atendimento (UPAs) Potengi, Esperança, Pajuçara, Satélite, Hospital dos Pescadores ou Unidade Mista de Mãe Luiza. Esse fluxo de atenção é uma estratégia para que os serviços possam atender com eficiência todos os pacientes.

"É importante que as pessoas compreendam esse fluxo para não sobrecarregar a nossa rede e saber qual local buscar, por isso adotamos essa estratégia que atua na atenção básica e atenção especializada. Reforçamos nossos serviços e vamos observar para agir de modo a encontrar um equilíbrio nesse atendimento. Também é importante que os municípios vizinhos hajam nesse sentido para que a gente não absorva uma demanda que não é nossa", comenta George Antunes, Secretário Municipal de Saúde de Natal.

Unidades Básicas de Saúde de Natal com horário estendido até 18h:

UBS Pajuçara (R Maracaí, s/n)
UBS Nova Natal (R do Pastoril, s/n)
UBS Panatis (Rua Milton Servita Brito, 994)
UBS Vale Dourado (R irmã Vitória, 706)
UBS São João (Av. Romualdo Galvão, 891)
UBS Brasília Teimosa (R. Miramar, 32)
UBS Felipe Camarão II (R. Santa Cristina, s/n)
UBS Bom Pastor (R. Augusto Calheiros, 01)
UBS Nova Descoberta (Av. Xavier da Silveira, s/n)
UBS Rosângela Lima (R Santa Beatriz, 11)