CMAS aprova Plano Municipal de Assistência Social e debate estratégias para 2022-2025

Foto: Semtas

O Plano Municipal de Assistência Social para o quadriênio 2022 a 2025 foi aprovado em Plenária do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) nesta terça-feira (21). Através da Resolução CMAS nº 045/2021, o Plano começará a ser executado no próximo ano pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).

O Plano é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Pública de Assistência Social no Município. A cada quatro anos o órgão gestor é responsável pela elaboração em que são definidas ações prioritárias nos níveis de Proteção Social Básica e Especial. Nele estão contidos além dos objetivos, metas, ações e diretrizes que devem ser atingidas neste período.

O titular da Secretaria, Adjuto Dias agradeceu a parceria e o empenho do Conselho em aprovar o plano que é imprescindível para a implementação das políticas da assistência social.  “Agradeço a rapidez do CMAS em aprovar o plano. Um dos principais pontos a ser destacado no momento de elaboração do Plano Municipal é o caráter participativo e isto foi contemplado em nosso município por meio de debate com os diversos atores da política na definição das prioridades para o planejamento de ações, contribuindo para o fortalecimento da Política de Assistência Social de Natal”, comentou.

De acordo com o presidente do CMAS, Saulo Spinelly, foi de extrema importância a aprovação do Plano para os usuários do SUAS em Natal. “Dialogamos em plenária e chegamos à aprovação do plano, que norteia as políticas da assistência social executadas no município. É através desse plano que partimos para o avanço da criação e ampliação dos serviços ofertados pela Semtas para os mais vulneráveis. Um Plano democrático e plural que contou com a ajuda de diversas categorias, inclusive da comissão da carreira Suas”, afirmou.

A elaboração do Plano contou com a participação de conselheiros do CMAS, gestores, servidores e também os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As diversas categorias na elaboração trazem um olhar mais amplo para o processo de implantação da política de assistência social no município.