Secretarias de Educação e Saúde iniciam vacinação nas escolas para estudantes 12+

Foto: Manoel Barbosa/SME

Para ampliar a imunização dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura do Natal, por meio Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (22) a vacinação contra a Covid-19 nas escolas de Ensino Fundamental, contemplando os estudantes na faixa-etária a partir dos 12 anos. A campanha de vacinação começou pelas escolas municipais Monsenhor José Alves Landim e Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, ambas no bairro Potengi, Zona Norte.

Nesta terça-feira (23), aconteceu a vacinação na E. M. Professor Ulisses de Góis (Nova Descoberta) e na E.M. Professor Luiz Maranhão Filho (Cidade Nova). Já na quarta-feira (24), a vacinação acontece na E.M. Professora Maria Alexandrina Sampaio (Pajuçara). O cronograma será divulgado no início de cada semana. A secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, professora Naire Capistrano, explica que o processo de vacinação nas escolas municipais de Natal é mais uma estratégia para avançar na imunização de adolescentes com idade a partir dos 12 anos.

“A escola encaminhou para os pais um termo de responsabilidade, e nesse processo, a família autoriza os filhos receberem a vacina contra o vírus. Temos também a opção dos pais ou responsáveis acompanharem o estudante no dia da vacinação. A vacinação acontece na própria unidade de ensino, aplicada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Natal”, afirmou a professora Naire Capistrano.

A iniciativa da vacinação nas escolas surgiu porque o número de vacinados nessa faixa etária, tem sido baixa, com a procura pequena nos pontos de vacinação da cidade.  “Promovemos uma reunião com os diretores das escolas para sensibilizar e explicar como seria o processo de vacinação, pois nosso objetivo é tornar a escola um lugar ainda mais seguro”, finalizou a adjunta da SME.

A aluna do 9º ano, Sabrina Kimbelly de Souza Alves Tavares (14 anos), da E. M. Monsenhor José Alves Landim comemorou a imunização. “Estou muito feliz com a minha vacinação. Agora me sinto mais protegida, não só a mim, mas a todos em minha volta”, disse. Da mesma escola, Samara Silva de Souza (13 anos), aluna do 7° ano, falou: “essa vacina é uma oportunidade única, pois nunca tinha tomado uma vacina para uma doença tão grave. Estou muito feliz de verdade pela oportunidade”.

Para a gestora pedagógica da E. M. Monsenhor José Alves Landim, Kárita de Oliveira Ciríaco, a ação de vacinação nas escolas representa um momento de grande importância. “A parceria das secretarias de Educação e Saúde vai trazer benefícios para a escola, em relação a proteção (vacinação) dos alunos, como também para a proteção de toda a equipe da unidade de ensino, aos pais, avós e família desses jovens. A vacinação para os alunos beneficiará toda à família, e com isso, a gente se sente mais segura em realizar o atendimento presencial para 100% dos estudantes”.

Quem também estava contente e ansioso para receber o imunizante era o aluno do 7º ano, Sérgio Augusto Ferreira Cruz (13 anos), da E. M. Professora Madalena Xavier de Andrade. “A vacina contra a Covid-19 é muito importante para a nossa sobrevivência e voltarmos a vida ao normal, poder brincar novamente com os meus amigos, passear, visitar a família”, afirmou esperançoso. Da mesma escola, idade e turma, Luciano Ribeiro da Silva, disse: “acho muito bom poder tomar a vacina, a gente estava precisando se imunizar, para podermos em breve nos abraçar, brincar e se divertir. Estou muito feliz!”.

“Ficamos extremamente felizes pelo fato da SME-Natal disponibilizar esse formato, possibilitando aos alunos que ainda não foram vacinados ter esse momento na própria escola. Essa ação possibilita ainda mais avançar o número de vacinados, já que estes alunos se deslocam para escola diariamente. Nossa instituição de ensino vem se preparando desde a semana passada, com orientações a respeito dessa vacinação que vem ocorrendo. Trabalhamos junto aos alunos e família sobre a importância da vacinação, da proteção, não somente ao aluno, como também a família, já que esse aluno retorna para o seu lar”, ressaltou o gestor pedagógico Adilson Alves Bezerra, da E. M. Professor Luiz Maranhão Filho.