Incentivo à imaginação e ao desenvolvimento emocional são foco de ações do programa Criança Feliz

Ações educativas seguem nesta quarta-feira
Foto: Semtas

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do programa Criança Feliz, realizou uma série de ações educacionais com as crianças da unidade de acolhimento institucional I. As atividades, executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, aconteceram nesta terça-feira (26) e seguem até esta quarta-feira (27). A atividade teve o objetivo de contribuir com o desenvolvimento cognitivo e emocional, além de incentivar a imaginação, a linguagem oral, corporal e o hábito da leitura.

“O nosso objetivo é promover atividades estimulantes para nosso público. Essa é uma pauta muito importante, haja vista que é uma fase de desenvolvimento infantil, fortalecendo assim as políticas públicas envolvidas. Trabalhamos com crianças em situação de vulnerabilidade social ainda mais grave, que sofreram algum tipo de violação. Proporcionar a essas crianças atividades para o desenvolvimento infantil é uma forma de contribuirmos com a reconstrução de planos de vida”, destacou a coordenadora do Criança Feliz em Natal, Danielly Rodrigues.

As crianças tiveram um momento de pintura e recreação, com brinquedos voltados para estimular as habilidades motoras e com intuito de desenvolver aptidões de linguagem, inteligência, coordenação motora, já que por meio do ritmo, melodia e timbre a música facilita a evolução das competências sociais e motoras na primeira infância.

Para a coordenadora da Unidade I, Ana Nogueira, as atividades têm feito a diferença na vida dos acolhidos, proporcionando interação e inclusão. “As ações propiciam momentos de muita alegria para as crianças que interagem e constroem memórias afetivas positivas. Além disso, essa parceria tem proporcionado um impacto positivo no fazer profissional das cuidadoras e de nossas crianças”, declarou.