Álvaro Dias participa de abertura do Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatais

Pacientes terão acesso a tratamento via Sistema Único de Saúde
Foto: Alex Régis/Secom

O Hospital Infantil Varela Santiago disponibiliza à população mais um serviço a partir desta quinta-feira (14) com a inauguração do Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatais do Rio Grande do Norte (Crefirn). O centro é destinado ao tratamento e reabilitação completa de crianças com fissura labiopalatina e passa a funcionar em uma parceria do hospital com a Smile Train, organização referência dedicada a essa causa. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou da solenidade ao lado do secretário municipal de Saúde, George Antunes, e do diretor-geral do Hospital Varela Santiago, Paulo Xavier.

No Crefirn, uma equipe multidisciplinar composta por dentistas, médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais atuará no tratamento de pacientes com fissura labiopalatal. Os pacientes terão acesso ao tratamento gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS). A fissura labiopalatina se dá por falhas na fusão dos processos de formação nasal e da maxila e podem surgir devido a fatores genéticos ou ambientais.

Álvaro Dias não escondeu a satisfação ao retornar ao Hospital Infantil Varela Santiago, lembrando que no início de sua carreira médica atuou por dois anos na unidade como pediatra. O prefeito parabenizou o diretor geral do Varela, Paulo Xavier, em nome de toda equipe da unidade hospitalar pelo trabalho exemplar desenvolvido no local e enalteceu a importância da abertura do Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatais do Rio Grande do Norte.

“O Hospital Infantil Varela Santiago é um patrimônio de Natal e do Rio Grande do Norte. São 104 anos de dedicação total à vida e à saúde das nossas crianças. Tenho muito orgulho de ter trabalhado aqui ao longo de dois anos. Hoje retorno para a inauguração do Crefirn e não poderia deixar de destacar a importância desse serviço sendo realizado em solo potiguar. Antes, as crianças e suas famílias precisavam se deslocar para centros maiores em busca de um tratamento mais completo. Agora não, o centro chega para suprir essa necessidade, ofertando uma estrutura moderna, digna, com equipamentos de ponta e profissionais capacitados prontos para oferecer o melhor. A Prefeitura saúda essa iniciativa e se coloca à disposição para ajudar no que estiver ao seu alcance”, falou o prefeito.

A Prefeitura de Natal e o Hospital Varela Santiago possuem parcerias institucionais na oferta de serviços de saúde e estão dialogando constantemente com o objetivo de ampliar esse trabalho.