Campanha Outubro Rosa tem ações nas unidades de saúde e exames de mamografia


Campanha Outubro Rosa tem ações nas unidades de saúde e exames de mamografia


O mês de outubro evidencia a campanha internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa. Em Natal as unidades básicas de saúde (UBS) desenvolvem ações para esclarecer a população sobre a importância do diagnóstico precoce, início do tratamento da doença, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) também intensifica a oferta dos exames de mamografia na cidade.

A unidade móvel de mamografia tem programação para este mês nos bairros Potengi, Lagoa Nova e Quintas. Mulheres acima de 40 anos podem procurar o local com RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal. Não é necessária requisição de exame para receber o atendimento. Os atendimentos são gratuitos e estarão disponíveis até sexta-feira (20), no horário das 7h30 às 16h30.

Nesta sexta (08) os atendimentos acontecem no Instituto de Ação Social Colinas do Potengi - IMCOPE (Rua Lagoa Cabaliana, 1266). Nos dias 18, 19 e 20 fica de outubro é a vez da Escola de Governo receber os serviços (Centro Administrativo). De 25 a 28 de outubro a unidade móvel vai estar na UBS Quintas (Travessa Luiz Sampaio, s/n).

Serão oferecidas ainda, palestras e atividades durante todo o período, nas salas de espera das UBS. A intenção é informar sobre a percepção de alterações nas mamas e os fatores de risco que podem ajudar na descoberta precoce da doença para início do tratamento.

Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher e do Homem da SMS/Natal, ressalta a importância dessa conscientização para a descoberta precoce. “O câncer de mama é curável se for descoberto a tempo, por isso mantemos mensalmente essa programação de mamografias em Natal. Estamos preparados, na nossa rede de atenção básica, para receber essa mulher, orientar e, caso seja diagnosticada alguma alteração, encaminhar para o especialista”, afirma.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389