Presença da Guarda Municipal inibe danos ao Morro do Careca em Ponta Negra 


Presença da Guarda Municipal inibe danos ao Morro do Careca em Ponta Negra 
Patrulha evita que banhistas entrem na área de preservação ambiental
Foto: Semdes

O patrulhamento realizado na área do Morro do Careca pelo Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) está surtindo bons resultados e conseguindo combater a invasão de banhistas que estavam rotineiramente subindo a área de preservação ambiental. O serviço realizado pelos guardas ao longo dos últimos dois meses focou em combater invasões e conscientizar os turistas sobre o respeito à lei ambiental. 


O coordenador do Gaam, Isaac Cruz, informou que a partir do momento em que o Comando da GMN determinou a segurança da área, foi destacada uma viatura e guardas municipais que atuam de maneira fixa e itinerante na encosta do Morro do Careca, adjacências e calçadão da Praia de Ponta Negra.  


“O patrulhamento vem alcançando êxito e as ações ilegais que comprometem a preservação do Morro do Careca foram combatidas, como também buscamos agir conscientizando as pessoas que circulam nas proximidades sobre a ilegalidade da prática e aos comerciantes ambulantes, que também podem contribuir com a ação da Guarda informando aos turistas”, explicou Isaac Cruz. 


Durante os últimos 60 dias de patrulhamento na área do Morro do Careca, os guardas municipais chegaram a deter e conduzir à Delegacia seis pessoas que estavam descumprindo a legislação ambiental que proíbe a circulação na duna. Também foi apreendido uma quantidade de entorpecente com características semelhantes a maconha.  

 
O patrulhamento preventivo na área segue e vem recebendo elogios de banhistas e empresários que comercializam produtos na orla, já que a presença da guarnição inibe e reprime também outros tipos de delitos, principalmente a prática de furtos e roubos. “A ostensividade da Guarda contribui com a segurança como um todo”, concluiu o subcomandante de Segurança Carlos Cruz. 

 
Desde 1997 que o Morro do Careca passou a ser uma área de proteção ambiental, não sendo permitida a circulação de pessoas no local. A lei busca evitar a degradação da duna do Careca ocasionada pela erosão e deterioração da vegetação nativa devido ao trânsito de pessoas. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389