Secretaria de Educação de Natal recebe Selo e Certificado de Bio Prevenção

Foto: Manoel Barbosa/SME

A sede da Secretaria Municipal de Educação de Natal, localizada no bairro de Areia Preta, recebeu na manhã desta quarta-feira (29), o Certificado e o Selo de Bio Prevenção do Sebrae/RN e SESI. A solenidade de entrega contou com a participação da titular da pasta, professora Cristina Diniz, do analista técnico do Sebrae, Everton Lima, dos adjuntos da Educação e a presença dos servidores da SME. O certificado garante o cumprimento das exigências sanitárias e medidas de biossegurança para mitigar os riscos de contaminação da Covid-19.

Para o analista técnico do Sebrae/RN, Everton Lima, tem sido gratificante acompanhar a entrega dos selos e certificados de Bio Prevenção nas escolas.   “Vem sendo momentos de felicidades, visitando as unidades de ensino, as salas de aulas, conversando com os professores e acompanhando as atividades escolares, voltando a funcionar de forma mais segura. Foram atendidas no estado do Rio Grande do Norte, mil escolas públicas municipais, através de uma parceria entre o Sebrae e Femurn, que é a Federação dos Municípios do RN”, afirmou o representante do Sebrae.

Na ocasião, a secretária de Educação, professora Cristina Diniz, relatou que foi um ano de muita apreensão e de medo, por não saber como seria o dia seguinte. “Nós que não paramos as atividades na sede da SME, ficamos trabalhando desde março de 2020, quando foi decretada a pandemia e o fechamento das escolas, nós temíamos muito, vínhamos trabalhar com a sensação de medo, mas ao mesmo tempo com a responsabilidade de tocar os compromissos que não podiam parar. Agora recebemos o selo com o sentimento de gratidão por estarmos todos aqui”, disse.

Já o secretário adjunto de Gestão Escolar, Paulo Barra, agradeceu aos profissionais envolvidos neste processo de certificação de bio prevenção. “Faço um agradecimento especial ao Departamento de Gestão Escolar que esteve também de forma diuturna em um trabalho de integração com Patrimônio, com a Engenharia e Arquitetura, com os gestores que também foram importantes nesse trabalho para que pudéssemos hoje estar celebrando esse número de unidades de ensino com o selo e também com a coroação através da SME. Quero agradecer e parabenizar a cada um que compõe a Secretaria de Educação”.

“Esse selo tem significado de parceria, de trabalho coletivo, criação conjunta e de um esforço, que tem continuidade, nós precisamos manter esse lugar, e os lugares das unidades de ensino como lugares saudáveis.  Nós estamos vislumbrando melhorias tanto aqui quanto nas escolas, novas atitudes e a continuação desse esforço e desse trabalho que vem sendo realizado”, declarou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano.

Até o atual momento, além da sede da Secretaria Municipal de Educação, já foram certificados pelo Selo Sebrae RN, 15 unidades de ensino da rede municipal, sendo elas: os Centros Municipais de Educação Infantil Professora Maria das Graças Motta, Professora Stella Lopes da Silva, Professora Rosalba Dias de Barros, Professora Telma Rejane, Kátia Fagundes Garcia, Professora Antônia Fernanda Jales, Professora Maria dos Martírios Lisboa de Menezes, Professora Maria Luíza Santos de Souza, Professora Marise Paiva de Morais, Nossa Senhora de Fátima, Dra. Zilda Arns, Professora Maria do Socorro Lima, Professora Francisca Anastácia de Souto e Galdina Barbosa Silveira Guimarães e a Escola Municipal Professora Adelina Fernandes.