Adolescentes de 12 anos começam a receber a vacina contra a Covid em Natal


Adolescentes de 12 anos começam a receber a vacina contra a Covid em Natal
Davi Oliveira, 12: "Agora preciso esperar a segunda dose para sair com mais tranquilidade"
Foto: Alex Régis/Secom

Natal iniciou nesta segunda-feira (27) a vacinação para adolescentes com idade a partir de 12 anos de idade e sem comorbidades, residentes na capital, com aplicação do imunizante Pfizer, único autorizado até o momento pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) destinada para este público. Com isso, o município termina a aplicação da primeira dose em toda população vacinável, uma vez que até o momento não há liberação da Anvisa para vacinar pessoas abaixo dos 12 anos. 

Davi Oliveira, 12 anos, estava aguardando no Palácio dos Esportes, ansiosamente, chegar a sua vez de se vacinar. “Vim com minha avó porque eu quero me proteger desse vírus, proteger quem amo e até quem não conheço, que não se vacinou ainda, e sei que me vacinando eu diminuo o contágio e todos ficam protegidos. Agora sei que preciso esperar a 2º dose daqui a 70 dias para poder sair de casa com mais tranquilidade”, atentou.

Já Raphaela Henriqueta (12 anos) veio se vacinar com a mãe Micarla Oliveira, que aproveitou a oportunidade para tomar a sua 2º dose. “Poder estar me vacinando depois de dois anos de espera é ter a esperança de voltar à minha rotina normal. Estou muito feliz. Neste período de pandemia eu não pude ir para a escola, não tive contato físico com meus amigos e familiares e o pior de tudo foi ficar longe dos meus avós que são do grupo de risco. Ficar sem o carinho deles e sem poder vê-los todo esse tempo foi muito sofrido. Eu tinha medo de passar a doença para eles”, afirmou a jovem Raphaela. 

Assim como os dois adolescentes citados acima, os irmãos Esther e Gabriel Guedes, de 13 e 14 anos respectivamente, também foram imunizados e saíram de lá alegres e cheios de esperança. “Chegou a minha vez”, vibrou Esther com plaquinha.

O novo público alcançado pela campanha vacinal contra a Covid-19 pode procurar um dos pontos de vacinação para receber a primeira dose, mas os adolescentes devem ir acompanhados dos pais ou representantes legais, sendo necessário o cadastro prévio no RN Mais Vacina, através do registro de seus responsáveis na plataforma. Além disso, devem levar comprovante de residência de Natal, documento com foto e cartão de vacina. 

Os profissionais de saúde enfatizam a importância de incluir os filhos como dependentes, previamente, no cadastro do RN Mais Vacina, alertando que muitas pessoas estão chegando sem cadastro e que isso dificulta os trâmites para vacinação. Além disso, informam que os casos de jovens com Covid-19 precisam respeitar os 14 dias da doença e podem se vacinar 30 dias após a recuperação. 

A SMS Natal reforça que as pessoas acima de 12 anos, que ainda não foram tomar a primeira dose, se dirijam a um dos drives de vacinação (Palácio dos Esportes, Via Direta, Sesi ou Nélio Dias) para serem atendidas das 8h às 16h, ou uma das UBS, das 8h às 15h. A lista com as Unidades Básicas e os pontos de drives e grupos em vacinação, podem ser acessados através do https://vacina.natal.rn.gov.br/

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389