Programa Forças no Esporte promove aula inaugural com alunos da Rede Municipal de Ensino


 Programa Forças no Esporte promove aula inaugural com alunos da Rede Municipal de Ensino
Estudantes foram apresentados ao conteúdo do programa
Foto: SME

Alunos da Escola Municipal Santos Reis participaram da aula inaugural do Programa Forças no Esporte (Profesp), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Natal e as Forças Armadas. A aula aconteceu no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército - Batalhão Itapiru, onde foram apresentados os conteúdos do programa aos 50 estudantes participantes.

O Programa Forças no Esporte faz parte do programa Segundo Tempo, uma ação da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, destinado à democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida.

Os alunos serão atendidos pelo programa no contraturno das aulas, com os esportes coletivos: basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e voleibol; os jogos individuais: atletismo, música e artes marciais e as atividades lúdicas: ordem unida, jogos infantis, cabo de guerra, pular corda, jogos de tabuleiro, jogos de peteca/raquete e brincadeiras de rua. Além disso, algumas atividades complementares como intervenções educacionais, recreativas, artísticas, culturais e de cidadania também serão abordadas.

“O projeto Forças no Esporte é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, para democratizar o acesso a atividades esportivas e culturais para as crianças da rede pública. Foi criado em 2003 e está presente em 97 cidades do Brasil, atendendo crianças dos sete aos 18 anos”, explicou o comandante do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, Marcos Aurélio de Lima Oliveira.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano, participou da solenidade, representando o prefeito de Natal, Álvaro Dias e a titular da SME, professora Cristina Diniz e afirma que a parceria com o Exército vai contribuir com o processo de aprendizagem e ampliação do acervo cultural e artístico dos estudantes.  

“É um momento de muitas expectativas para todos nós, estamos muito encantados com o programa. Tudo isso que está sendo apresentado aqui é pensado para as crianças e adolescentes, todos em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos. Reconhecemos que participar da retomada do Profesp é uma satisfação, pois esse programa promove a democratização do acesso a práticas educacionais que tem como base os princípios da ética dando a oportunidade de ampliação cultural e esportiva para as nossas crianças”, ressaltou Capistrano.

Também participaram do evento, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa e o chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, José Wamberg Leite. Os alunos estavam acompanhados pelos pais.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389