Prefeitura adere ao Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio

Campanha alerta sobre problema considerado de saúde pública
Foto: Semsur

O Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, foi iluminado na cor amarela, em alusão à campanha nacional do Setembro Amarelo que chama a atenção para a prevenção ao suicídio.  A tonalidade substitui a cor verde, que na primeira quinzena deste mês permaneceu na fachada do Palácio numa campanha em alusão ao Setembro Verde, que promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) realizou a substituição na noite desta quinta-feira (16) e o palácio ficará amarelo até o final de setembro.

Segundo o secretário Irapoã Nóbrega, ao participar desta campanha a gestão reafirma à população que não se pode fugir do tema. “O suicídio é uma triste realidade, que registra cada vez mais casos. Mas esse é um problema que pode ser evitado. Os transtornos mentais podem ser tratados e o amarelo presente na sede da prefeitura é para lembrar que ninguém está sozinho”, disse o titular da Semsur.

A campanha

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, tratando o assunto como um problema de saúde pública que pode afetar pessoas de qualquer idade, identidade de gênero, origem ou classe social. Ainda cercado por muitos tabus, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 35 pessoas se suicidam por dia. Mas, em cada dez casos, nove poderiam ser prevenidos. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.