Publicado calendário do processo eleitoral para diretores da Rede Municipal de Ensino

Cronograma definido pela comissão foi publicado no DOM
Foto: Manoel Barbosa/SME

A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), por meio da Comissão Eleitoral Central de Gestão Democrática, publicou na edição do Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (10), o cronograma das atividades do processo eleitoral 2021, para escolha dos gestores das 146 unidades de ensino da Rede Municipal. De acordo com o cronograma, a realização das eleições vai acontecer no dia 09 de dezembro, nos três turnos.

O presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), professor Wagner Douglas Artur do Nascimento, conta que o próximo passo é a formação das Comissões Eleitorais Escolares (CEE’s), na segunda (13) e terça-feira (14), e o restante da semana com as inscrições dos candidatos, de 15 a 17/09. “Esse novo calendário eleitoral abre essa janela contemplando para as unidades de ensino que não tiveram a oportunidade de formar suas comissões eleitorais, assim tenham esse momento, que são três CMEIs e três escolas”, explicou Wagner. O presidente da CEC lembra ainda que na próxima terça-feira (14/09), às 15h, ocorrerá uma reunião com todos os presidentes e secretários das comissões eleitorais escolares, de forma virtual, na plataforma Zoom.

“Outro ponto importante é que dentro do cronograma temos uma observação às comissões eleitorais escolares, que quando no ato das inscrições dos pré-candidatos os envios das chapas inscritas só ocorrerão de 11 a 13 de outubro”, afirmou Wagner do Nascimento.

A Comissão Eleitoral Central é constituída por membros que representam democraticamente vários segmentos da Rede Municipal de Ensino e das instituições e/ou entidades relacionadas ao ensino público, sendo os representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN, do Fórum dos Gestores das Escolas Municipais de Natal, da Associação Nacional de Políticas e Administração de Educação, dos pais e dos estudantes da Rede.

Esse processo democrático acontece desde 1987 e vem sendo construído e se aperfeiçoando ao longo dos anos, ele é uma conquista de todos os atores que estão presentes no âmbito do ensino público da cidade do Natal. A escolha por eleição direta dos gestores colabora para o fortalecimento da participação plena da comunidade escolar e consequentemente contribui para a melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem.