Biblioteca “Virgílio Urbano de Araújo” oferece cursos de espanhol e de vendas

Foto: Manoel Barbosa/SME

Em Natal, a unidade da Indústria do Conhecimento, mais conhecida como Biblioteca “Virgílio Urbano de Araújo”, localizada no bairro das Rocas, Zona Leste, estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, para oferecer cursos de Língua Espanhola e de Vendas para a população dos bairros da região. Os cursos estão sendo oferecidos para alunos a partir de 15 anos e têm aulas todos os dias da semana.

A instalação dessa unidade é uma parceria entre a Prefeitura do Natal com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e intermediação do Serviço Social da Indústria do RN (Sesi/RN). A biblioteca está sob a responsabilidade e administração da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

De acordo com a diretora da biblioteca, professora Jeana Magalhães Oliveira, o retorno das aulas presenciais foi planejado para acontecer com bastante segurança. “Como ainda estamos no período de pandemia e com muitas restrições, pensamos em atender um grupo jovem, a partir dos 15 anos. Os cursos de espanhol e de vendas vão oportunizar aos alunos uma melhor qualificação no currículo, principalmente os moradores dos bairros das Rocas, que é um bairro turístico e recebe muitas pessoas de fora. Divulgamos amplamente através de carros de som e cartazes espalhados pelos bairros das redondezas, convidando o alunado”.

A professora da SEMTAS, que está ministrando as aulas de espanhol, Alberiza Sales Bezerra da Costa, ressaltou que as aulas estão começando pelo Nível Básico (Nível A I e II). “Vamos trabalhar os comprimentos, vocabulário de família, animais no presente do indicativo, regulares e irregulares, e também se aprofundar um pouquinho mais do que é feito na escola. Todos os dias vou trazer um assunto novo”, disse.

“Participo das atividades da biblioteca desde os 10 anos, mas esse é o primeiro curso que vou frequentar. Estou achando legal, começando a aprender outro idioma, acho importante conseguir me comunicar com pessoas diferentes que falam outras línguas, além de achar a língua espanhola muito bonita, afirmou a aluna do 9º ano da Escola Municipal Santos Reis, e do curso de espanhol, Beatriz Alves Henrique da Cruz, de 15 anos.

A professora de Artes da Escola Municipal Santos Reis, e aluna do curso de espanhol, Olívia Florêncio de Carvalho, disse: “O curso é muito interessante tanto para nós professores, quanto para os alunos e a população em geral. Aprender outra língua expande os horizontes e permite que nos comuniquemos da melhor forma com diferentes pessoas. É sempre importante aprender novas línguas”.

As aulas de espanhol acontecem na biblioteca das 13h às 16h, já as aulas do curso de vendas ocorrem no período da manhã, das 9h às 12h. Ainda na manhã de hoje, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Naire Jane Capistrano e a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, participaram da solenidade de abertura dos cursos.