Álvaro Dias assina projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Juventude

Assinatura ocorreu na abertura da Semana da Juventude
Foto: Joana Lima / Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias participou na tarde desta segunda-feira (23) no auditório do SESC Cidade Alta, da abertura da Semana da Juventude. Ao lado da secretária municipal de Direitos Humanos, Yara Costa, e de líderes de movimentos estudantis, o chefe do executivo atestou a criação do Conselho Municipal da Juventude, que visa formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude.

Durante seu discurso, Álvaro Dias fez questão de ressaltar a importância do Conselho em defesa das minorias. “É um momento importante que a gente está vivendo. Um momento histórico, um momento de reconstrução das liberdades democráticas que haviam sido perdidas e que reconquistaremos com luta e união. A busca dos direitos é salutar e necessária para diminuir as desigualdades sociais gritantes existentes no país”, afirmou.

Yara Costa, secretária de Direitos Humanos contou que a criação do conselho é uma grande vitória para os movimentos estudantis e que a partir de agora, será indispensável a participação de várias classes, como os Escoteiros, a Juventude Negra, Juventude de Terreiros, entre outras representatividades.“A gente pretende realizar uma Conferência Municipal da Juventude ou um Encontro Municipal de Juventude que é onde os delegados vão se inscrever para serem posteriormente eleitos” acrescentou Yara.

O Conselho Municipal de Juventude será constituído por 20 membros, sendo oito representantes da administração municipal, dois da Câmara Municipal e 10 da sociedade civil organizada.

Até sexta-feira, várias oficinas e apresentações culturais serão realizadas em comemoração à Semana da Juventude.
•    Terça-feira (24), às 14h, a Casa do Jovem Aprendiz receberá uma Oficina de Políticas Públicas para ouvir as ideias e compartilhar vivências com os estudantes que estão se preparando para ingressar no mundo do trabalho;
•    Quarta-feira (25), às 18h, o bairro de Cidade da Esperança vai receber a Batalha da Esperança e, ainda, um show com a rapper natalense, Pretta Soul;
•    Quinta-feira (26), às 14h, é a vez da Casa do Menor Trabalhador receber a Oficina de Políticas Públicas.
•    Sexta-feira (27), a partir das 15h, a Comunidade da África, na Redinha, receberá o Cine Quebrada, além de torneios de futebol, basquete e free fire, atividades que fecharão a programação com chave de ouro.