Campanha alerta sobre respeito às leis do trânsito para evitar multas

Placas chamam a atenção com as cores dos semáforos e mensagens de alerta
Foto: Alex Régis/Secom

A Prefeitura de Natal lançou neste mês de agosto a campanha “Bateu”. A campanha está sendo veiculada nas emissoras rádio, busdoor e placas educativas nos canteiros centrais da cidade e terá vários temas educativos a começar pelo respeito aos limites de velocidades, avanço de sinal vermelho, uso do celular e uso do cinto de segurança.

Além da campanha no rádio, a STTU também está realizando trabalho educativo com a distribuição de panfletos e o trabalho do grupo de Educação no trânsito que atua durante todo o ano com ações nos locais de maior volume de tráfego.

Como característica marcante, todos os spots começavam com uma sonoplastia de freada forte e barulho de choque entre veículos, chamando a atenção dos ouvintes, principalmente aqueles que ouvem rádio no carro. Logo depois, uma locução e uma trilha graves alertam sobre o problema das infrações e riscos de consequências e multas.

Uma peça criativa e diferenciada chamou a atenção do público alvo: os motoristas. Na traseira dos ônibus que circulam por Natal, um adesivo cobrindo quase toda a área simula o vidro quebrado e a lataria amassada, alertando sobre o risco de acidente ao usar o telefone celular e dirigir.

Também foram instaladas placas de rua, utilizando as cores dos semáforos (vermelho, amarelo e verde) para chamar a atenção dos motoristas. As placas foram colocadas em avenidas estratégicas e de grande movimentação de Natal, sempre usando na placa vermelha o tipo de infração, na amarela de atenção a palavra “Bateu” e na verde a frase “Proteja sua vida e evite multas”.

Em setembro também é comemorada a Semana Nacional do Trânsito e a STTU também irá abordar outros temas como o respeito a vaga do idoso, a faixa de pedestre e relembrará a necessidade de respeito aos limites de velocidade nas avenidas da cidade.

O secretário da STTU, Paulo César, explica que a campanha tem um caráter de reforço ao respeito às regras de trânsito, sobretudo as que especificamente estão sendo abordadas na campanha. “Nós tomamos essa iniciativa porque o mais importante é evitar acidentes e alertar toda população sobre as regras de circulação viária, a multa acontece quando as pessoas não respeitam as leis de trânsito”.

O secretário de Comunicação, Heverton de Freitas, ressalta o caráter informativo sobre as principais infrações no trânsito e o chamamento da população a se engajarem a fim de evitar acidentes e também a aplicação de multas. “Ninguém gosta de ser multado então a campanha chama a atenção para a necessidade de respeitar as regras para evitar bater o seu veículo e ao mesmo tempo evitar ser multado pela transgressão à legislação de trânsito”, diz.