Prefeitura e Sebrae assinam Termo de Cooperação e entra na rota do Projeto “Lugares de Charme”

Termo de cooperação visa transformar a vida dos artesãos com projeto local
Foto: Alex Régis/Secom

Com o objetivo de repaginar a Loja Natal Original por meio do design social e afetivo, e transformar o artesanato em vitrines vivas, a Prefeitura e o Sebrae/RN assinaram nesta quarta, 18, o Termo de Cooperação que irá transformar a vida dos artesãos através do projeto “Lugares de Charme”. A gestão e coordenação das atividades será realizada pela secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) em conjunto com a instituição parceira e a designer Cris Ribeiro, criadora do projeto.
A Loja Natal Original tem um espaço com localização privilegiada na entrada de Natal, com estrutura disponível para realização de eventos artístico-culturais na cidade. Atualmente, recebe maior fluxo de visitas no final do ano, devido às atividades do “Natal em Natal” e da decoração da maior árvore de Natal da cidade. O projeto de restauração da área da loja Natal Original tem como objetivo fortalecer não apenas o artesanato local, mas também a gastronomia, sendo um lugar voltado para o turismo e também para a convivência dos natalenses durante todo o ano.

O prefeito Álvaro Dias destacou que o projeto se alinha à filosofia de trabalho da gestão, de modernizar e transformar Natal numa cidade convidativa, acolhedora,  boa de ser viver, que encante o turista e valorize seus artistas e artesãos. “Nossas belezas naturais são consideradas das mais belas do mundo e elas são inspiradoras para a criação da arte  manual, gerando emprego e renda para os artesãos”. Disse ainda que “assim como as intervenções feitas no Beco da Lama, no Espaço Rui Pereira e na Escadaria de Mãe Luíza, onde os grafiteiros e mosaicistas transformaram o local em arte, pretendemos fazer o mesmo com a Loja Natal Original que terá seu espaço todo repaginado, transformado, reequipado e modernizado com este projeto ambicioso chamado Lugares de Charme, em parceria com o Sebrae”, disse Álvaro Dias.

O projeto também vai capacitar até 120 artesãos em como atender melhor os clientes, conhecer mais ferramentas práticas sobre gestão financeira e auxiliar o cálculo dos preços dos produtos além de como vender mais e utilizar os canais e plataformas digitais para aumentar relacionamento com o cliente e as vendas online e offline. “O maior parceiro do Sebrae é a Prefeitura. Capacitamos mais de mil empresários informais e atuamos na bioprevenção nas escolas e hoje temos a oportunidade de trazer um trabalho exitoso, forte no mercado que é o projeto “Lugares de Charme”. Estou feliz e honrado em ter a oportunidade de ser parceiro da Prefeitura para preparar os artesãos para o mercado de trabalho com dignidade. No final do ano, período natalino, estaremos preparados para receber a população com um novo ponto turístico, onde o turista terá contato com um artesanato diferente”, afirma Zeca Melo, diretor do Sebrae/RN.

Por meio do método “Ser Especiário”, o projeto foi idealizado pela designer de produto Cris Ribeiro e tem objetivo de repaginar espaços, através da interferência do design de artesanato, transformando-os em vitrines de charme para a exposição de produtos de artesãos e artistas da cidade, que nunca tiveram a oportunidade de vender sua produção, de forma diferenciada e exclusiva, agregando valor ao trabalho. “Nossa parceria vem somar ao artesanato local, para resgatarmos a identidade cultural a partir de pesquisas iconográficas e etnográficas e, a partir delas, transformamos o seu lugar de trabalho em um novo espaço de charme e revitalizado. O Projeto Lugares de Charme leva para a população o conhecimento sobre sua essência e a história. Produtos estes que estarão aptos a serem comercializados não somente no município, mas em feiras e eventos", salientou.

"A Semtas quer incluir a loja Natal Original e seu entorno nos roteiros turísticos da capital potiguar, e para isso está realizando uma série de intervenções para potencialização da área como destino dos que visitam o município e dos próprios natalenses. Além disso, estamos buscando potencializar nossa cultura e dar voz aos nossos artesãos. Queremos, junto as demais secretarias, revitalizar a praça e trazer a gastronomia'', ressaltou o secretário Adjuto Dias.