Portal Natal Vacina agora recebe cadastramento para a “Xepa” de forma virtual 


Portal Natal Vacina agora recebe cadastramento para a “Xepa” de forma virtual 
Cadastro está disponível e é de fácil preenchimento pelo público
Foto: Alex Régis/Secom

Natal segue avançando na vacinação contra a Covid-19. A partir desta quarta-feira (11), as pessoas que desejam receber a vacina contra o coronavírus através da “xepa” podem se cadastrar por meio do portal Natal Vacina (https://vacina.natal.rn.gov.br/formulario.php), sem precisar sair de casa.  

Popularmente, o nome “xepa” se refere às sobras da vacina do dia. Isso acontece porque determinados fabricantes possuem um prazo curto de validade dos frascos após abertos, como a Pfizer e a Coronavac, que têm o limite de apenas seis horas. Nesse sentido, visando avançar com a vacinação na cidade, dando cada vez mais celeridade, a Prefeitura do Natal sancionou a Lei n° 7.170, que regulamenta a prática da “xepa” para pessoas acima de 18 anos e com residência na capital. 

Desde o dia 22 de julho, os natalenses interessados em serem vacinados via "xepa'' tinham que se direcionar a uma das 35 UBS (Unidades Básicas de Saúde), para realizar o cadastro de dados. Havendo sobra de vacinas no dia, os postos de vacinação entravam em contato através do telefone informado, solicitando o comparecimento em até 20 minutos. 

Esse avanço do Portal Natal Vacina é um aperfeiçoamento do trabalho já realizado, através do qual a Secretaria Municipal de Planejamento em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem buscando soluções tecnológicas para facilitar a vacinação.  

“Essa é mais uma ferramenta implantada para que a população natalense possa acessar os serviços de vacinação de forma segura e ágil. Agora, utilizando qualquer dispositivo com acesso à internet, o cidadão vai poder realizar seu cadastramento, sem precisar se deslocar. Estamos buscando soluções ainda mais modernas e simplificadas dentro desse importante processo de vacinação”, disse a secretária de planejamento, Joanna Guerra. 

O secretário municipal de saúde, George Antunes, destaca que é importante que o cidadão fique atento, no final de cada dia, ao possível contato do posto de vacinação ao qual vinculou o seu cadastro. "No ato do cadastramento, basta o cidadão indicar, entre os inúmeros postos de vacinação implantados pela Prefeitura, qual o mais próximo de sua residência para que ele possa, dentro do tempo de 20 minutos, ao ser acionado pelo posto, chegar até o local e tomar sua vacina". 

Com a criação do formulário online, a Secretaria Municipal de Saúde cessou, nesta terça-feira (10), o cadastro presencial, o qual passa a ser possível somente no formato online, através do Portal Natal Vacina. Apesar disso, o meio de contato com o cidadão continua sendo através do número de telefone informado no ato do cadastro.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389