SAMU Natal realiza capacitação para profissionais da rede municipal e região metropolitana

SMS

O curso de capacitação oferecido pelo SAMU 192 Dr. Enildo Alves para profissionais da saúde do município e região metropolitana de Natal, teve início na segunda-feira (19), com término nesta quinta-feira (22), durante o dia todo.

Os profissionais envolvidos na organização do curso são formados por técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e pelos próprios profissionais do SAMU de Natal. Além disso, as aulas são teóricas e práticas.

O público alvo são os funcionários da rede municipal de saúde, onde tem como objetivo buscar a capacitação dos profissionais para atuar nas urgências e emergências, otimizando o tempo do primeiro atendimento e diminuindo as sequelas e o sofrimento das vítimas.

Os conteúdos disponibilizados pelo curso são: Como acionar o SAMU; Abordagem e atendimento ao trauma; Emergências clínicas como: convulsões, desmaios, vertigem e IAM (Infarto Agudo do Miocárdio); Abordagem e tratamento ao afogado; Incidente com múltiplas vítimas; Queimaduras; e, por fim, Traumatismo cranioencefálico (TCE).

“Essas capacitações otimizam o tempo e a quantidade de assistência prestada ao munícipe, diminuindo as sequelas e o sofrimento, ajudando na melhora da condição de saúde dos pacientes”, informa José Cláudio Miranda, instrutor e coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192 Natal.

Os dias dos cursos de capacitação costumam ser divulgados no início do mês e sua realização na terceira semana do mesmo mês, sendo realizados em sua sede, das 8h às 17h.

A sede do SAMU 192 Natal fica no bairro Dix-Sept Rosado e todo mês seus funcionários realizam cursos de capacitação.