Educadores de trânsito passam por capacitação

STTU

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, iniciou nesta quinta-feira (01) curso de capacitação para educadores de trânsito. A formação faz parte do programa anual do Departamento de Educação de Trânsito ministrado por profissionais educadores do órgão e palestrantes convidados.

No conteúdo programático estão temas como: A postura e ética no trabalho de educação de trânsito (Luzia Fernandes e David Filho); Noções básicas de Legislação de Trânsito e Noções de Primeiros Socorros (Jorge Nascimento); A expressão corporal e a forma de abordagem ao público (Gil Xavier); Noções básicas de engenharia de trânsito (Carlos Milhor); Marketing pessoal ( Rodrigo Melo); Oficina de teatro (Jair Fernandes); apresentação de esquetes, entre outras questões.

A capacitação está formando 15 estagiários como educadores de trânsito para que possam auxiliar e atender as demandas da população quanto às normas de circulação e conduta na mobilidade. Segundo a pasta, o objetivo principal da formação é desenvolver um trabalho voltado para humanização das relações no trânsito e salvar vidas.

De acordo com o secretário da STTU, Paulo César Medeiros, "o trabalho dos educadores é de fundamental importância e exige uma intensa preparação focada no objetivo de salvar vidas. Estamos realizando muitas ações de valorização do nosso corpo técnico e essa é mais uma ação que ganha também toda a cidade. Pois, de fato, quanto maior será o grau de formação e capacitação maior será a qualidade dos serviços prestados.”

Natal é hoje uma referência na qualificação de profissionais e técnicos que atuam como estudiosos e pesquisadores com foco no trânsito. O município tem, inclusive, em seus quadros funcionários de carreira certificados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e que ministram conferências, palestras e aulas sobre o tema em todo o país.