Sai convocação dos aprovados no edital do Programa de Qualificação Profissional da Semtas

Semtas

A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), publicou nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial do Município, a lista de profissionais convocados para a formação de cadastro temporário para atuar como instrutores dos cursos, programas e projetos de promoção da qualificação técnica, tecnológica, social e profissional inicial e continuada, conforme Resultado Final da Chamada Pública nº 001/2019/SEMTAS/PMN. Neste primeiro momento, todos os profissionais serão  convocados de  acordo com as necessidades do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional.

Os candidatos deverão participar da reunião online, que ocorrerá em dia e horário a ser informado através de e-mail ou contato telefônico. O link para acesso à reunião será enviado em até 24 horas a partir da data desta publicação, para o e-mail informado pelo instrutor no ato do cadastro.  É de responsabilidade dos convocados possuir as condições de acesso à internet e ao dispositivo eletrônico necessário para a participação na reunião. Importante ressaltar que a  ausência do candidato será considerada como desistência da Chamada Pública.

"Os projetos de promoção da qualificação técnica, tecnológica, social e profissional de caráter inicial e continuada têm sua relevância devido à necessidade de qualificação dos trabalhadores conforme as exigências do mundo do trabalho.  São cinco áreas que iremos contemplar: serviços; línguas importantíssimas áreas de qualificação para Natal por se tratar de uma cidade turística; área comercial; alimentos e administrativo. São áreas que diariamente são ofertadas vagas de emprego através do portal do Sine Municipal, disponível no site da Semtas”, explica Adjuto Dias, secretário da Semtas.

Além disso, tendo em vista a necessidade presencial dos cursos, bem como a situação emergencial em saúde pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os candidatos convocados  terão entre suas atribuições: observar todas as medidas de distanciamento social; realizar os procedimentos para higienização; utilização obrigatória de máscara de proteção individual e demais protocolos estabelecidos pelas autoridades de segurança sanitária como condição para prestação do serviço.

A formação do banco de profissionais, em designação temporária, tem como justificativa a continuidade do atendimento do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP), responsável pela Política do Trabalho, compreendendo o eixo da qualificação profissional.

Assim, por meio do DDQP, a Semtas tem por objetivo desenvolver ações para jovens, adultos, pessoas com deficiência, idosos, pessoas desempregadas ou trabalhadores autônomos, bem como, aqueles que encontram-se em busca de uma atividade produtiva ou de qualificação profissional, como a inclusão digital.