Ações educativas ganham reforço nos corredores viários da cidade

STTU

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, está realizando uma série de ações educativas nos corredores viários com o propósito de ampliar a segurança e coibir situações de desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro.

As abordagens acontecem nas principais vias do município e contam com agentes e educadores de trânsito que orientam pedestres e condutores de veículos sobre o comportamento seguro e a prevenção aos acidentes de trânsito.

Condutores de veículos são orientados sobre o respeito aos semáforos, limites de velocidade das vias, conversões irregulares e proibição de circulação nas faixas exclusivas de ônibus. Já os pedestres recebem dicas para circular com segurança, que incluem, o uso das faixas, o respeito aos semáforos e o acionamento das botoeiras nas travessias semaforizadas.

De acordo com o secretário da STTU, Paulo César Medeiros, "a abordagem tem um caráter preventivo e é uma forma de conscientizar os condutores de veículos e os pedestres sobre a importância de usar corretamente a sinalização na via pública.”

Sobre essas questões o Código Brasileiro de Trânsito é claro. Os condutores de veículos são responsáveis pela segurança dos pedestres, ciclistas e os mais vulneráveis e o próprio CTB prevê as situações em que os pedestres têm prioridade de passagem na via pública. Mas, para tanto, o pedestre deve tomar algumas precauções quando for cruzar a via pública, levando em conta principalmente a sinalização de faixa, a passagem elevada, visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, além, é claro antes de tudo, acenar com o sinal de intenção de travessia.